Democratização do acesso à prática desportiva
23 de Julho de 2009

ImageIntegrado no ciclo de debates “Contigo Construímos a Alternativa” de discussão do Programa Eleitoral do PCP promovidos pela Juventude CDU, realizou-se no Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça um debate sobre a “democratização do acesso à prática desportiva”, que contou com a participação de Miguel Arraiolos (Vice-campeão europeu, em sub-23, de Triatlo),  Rui Lopes (Comissão Política da DN da JCP), e com a presença de largas dezenas de pessoas que contribuíram para a construção do Programa Eleitoral.

Na discussão foram abordadas, pelos presentes, um conjunto de questões relacionadas com a importância de responsabilizar o Estado pelo garante do artigo 79.º da CRP (Cultura física e desporto), de planificar horários e currículos escolares de forma a fomentar a prática de desporto de alta competição, de reforçar o apoio ao movimento associativo desportivo, de dignificar a educação física nos vários níveis de ensino e generalizar o acesso ao Desporto Escolar.

Miguel Arraiolos partilhou a sua experiência pessoal de vitórias e muito esforço, nomeadamente na dificuldade em conciliar a vida desportiva com a vida escolar e académica.

O debate foi um importante espaço de esclarecimento sobre a actual situação do desporto em Portugal e seus responsáveis, bem como de afirmação da necessidade da política desportiva alternativa, factor de desenvolvimento individual e colectivo, que o PCP defende.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg