Nota de Imprensa da Juventude CDU
A cultura é para todos!
22 de Junho de 2009

A Juventude Comunista Portuguesa dinamizou uma campanha exigindo medidas que garantam a democratização no acesso à produção e fruição culturais. A iniciativa consistiu na recolha de assinaturas num postal que foi subscrito por milhares de jovens de diferentes camadas e interesses. A JCP e a Juventude CDU estão a trabalhar para levar o mais longe possível a voz daqueles que reclamam cultura para todos.

“A cultura é para todos”: este é o lema de uma campanha dinamizada pela Juventude Comunista Portuguesa exigindo medidas que garantam a democratização no acesso à produção e fruição culturais.

A iniciativa consistia na recolha de assinaturas num postal que foi subscrito por milhares de jovens de diferentes camadas e interesses, desde estudantes do ensino secundário, profissional ou superior, jovens trabalhadores, jovens artistas, músicos, etc. Entre as reivindicações está a exigência de apoio efectivo aos grupos culturais de jovens, como bandas de garagem ou grupos de teatro; o reforço da verba do Estado para a cultura; a criação de uma rede nacional de espaços para a produção artística; medidas que garantam a gratuitidade em casos como museus, bibliotecas e espectáculos de companhias nacionais.

Os peticionários foram já ouvidos pela Comissão Parlamentar. Agora, com a anexação de ainda mais assinaturas, esperamos levar esta discussão a Plenário da Assembleia da República. A JCP e a Juventude CDU estão a trabalhar para levar o mais longe possível a voz daqueles que reclamam cultura para todos. O acesso à cultura é um direito!

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg