Devolver a vida ou a manipulação das angústias alheias
14 de Setembro de 2009

Ver galeria

Em muitos dos estabelecimentos comerciais do centro de Almada estão afixados cartazes de contestação à câmara municipal, reclamando à autarquia para «devolver a vida à cidade». Na base do protesto está a criação, há um ano, de uma zona pedonal no centro da cidade, ao longo de parte do traçado do Metro de superfície. A vida representa, assim, os automóveis.

O PS veio logo em defesa dos comerciantes (que acicatou contra a autarquia), reclamando a exigência da reabertura daquela zona ao trânsito e o apoio aos comerciantes locais, ignorando por completo a situação económica dos trabalhadores e do povo, que por todo o País, com ou sem metro, com ou sem zonas pedonais, leva o pequeno comércio a uma situação difícil. Acontece que foi este mesmo PS que votou contra a proposta de resolução apresentada pelo grupo parlamentar do PCP para apoiar os comerciantes de Almada durante as obras do Metro. Também desse partido vieram, antes, reclamações opostas: de proibição total do trânsito, sem as actuais excepções para moradores e autocarros.

Certo é que o centro de Almada é hoje uma zona requalificada, com uma total remodelação dos espaços envolventes. A autarquia também facilita o estacionamento aos clientes dos estabelecimentos comerciais em parques e garagens próprias para o efeito.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009

Sabia que - ver mais

Não há novos eventos