PCP denuncia cobertura informativa da RTP
20 de Maio de 2009

A cobertura informativa da estação pública de televisão, tem insistido numa atitude de deturpação e silenciamento do PCP e da CDU, que, em vésperas da realização de três importantes actos eleitorais não deixará de ter interferência e condicionamento das opções de voto a que os portugueses em breve serão chamados.

No seguimento do comportamento da RTP a propósito dos incidentes registados no 1º de Maio em Lisboa – onde a RTP se prestou ao papel de amplificador da estratégia montada pelo PS que foi objecto de um veemente protesto por parte da direcção do PCP, que não obteve qualquer resposta da parte da direcção da RTP, veio o silenciamento do PCP e da CDU. Isto é, em vez da correcção da sua atitude, como aliás seria exigível, a RTP optou pela retaliação e acentuou a sua política de silenciamento do PCP e da CDU ao mesmo tempo que promove e favorece outras forças políticas. Os acontecimentos da última semana (11 a 17 de Maio), e a respectiva cobertura da RTP, assim o comprovam:

• A RTP não esteve em diversas iniciativas com a presença do Secretário-Geral do PCP como pode ser verificado pela não cobertura no dia 11 de uma iniciativa de mulheres activistas da CDU no dia 11 no Seixal (também com a presença de Ilda Figueiredo), ou a homenagem  a Manuel Lopes, dia 12 em Lisboa. A RTP também não cobriu nenhuma das iniciativas com a presença de Ilda Figueiredo – primeira candidata da CDU ao Parlamento Europeu – com a excepção da manifestação da CES em Madrid, ao passo que foi dando voz, em diversas circunstâncias aos candidatos de outras forças políticas que regularmente têm tido espaço nos noticiários do principal canal da estação.
  • A RTP desvalorizou e deturpou as posições do PCP e da CDU, como pode ser verificado pela cobertura do debate quinzenal (dia 13) com o Primeiro-Ministro na Assembleia da República onde os diferentes partidos, com a excepção do PCP, apareceram a usar da palavra em mais do que uma circunstância, pela secundarização do papel do PCP no debate realizado na AR sobre segurança (dia 14) quando foi o PCP a promovê-lo.
  • A RTP escondeu a iniciativa realizada no Domingo dia 17 na Baixa da Banheira, onde, apesar de ter feito deslocar uma equipa de reportagem ao local, no Telejornal das 20 horas  na RTP 1 o único registo que efectuou foi para afirmar que o PCP se “recusou” a comentar o caso Freeport, quando já o tinha feito durante a semana no encontro entre o Secretário-Geral do PCP com vários magistrados (dia 13) que a RTP também optou por esconder. Mas a questão mais grave é que, aparentemente, o único critério para a presença do PCP ou da CDU nos noticiários da RTP é o seu encaixe nos temas definidos por outros.

O PCP não aceita, nem se conforma com esta atitude por parte da RTP. A bem do pluralismo, do rigor no jornalismo informativo, dos direitos dos telespectadores e da vida democrática nacional, o PCP exige que se corrijam de forma urgente estes critérios.

Pela Comissão Política do Comité Central do PCP
Vasco Cardoso