CDU protesta contra reportagem da SIC
06 de Outubro de 2009

A ser levada a sério, a peça exibida no passado Domingo pela vossa estação, no Jornal da Noite, alusiva às eleições autárquicas em Setúbal, ser-se-ia levado a concluir não haver local pior para viver do que a cidade de Setúbal.

Ex.mo Sr. Director de Informação da SIC


A ser levada a sério, a peça exibida no passado Domingo pela vossa estação, no Jornal da Noite, alusiva às eleições autárquicas em Setúbal, ser-se-ia levado a concluir não haver local pior para viver do que a cidade de Setúbal.

Provavelmente movidos por algum incómodo com a divulgação da vossa própria sondagem sobre Setúbal – que motivou esta peça da SIC – a vossa estação encarregou-se de construir uma peça que dificilmente pode ser compreendida à margem de uma deliberada, e inaceitável, intenção de interferir na disputa eleitoral neste concelho.

Com efeito, a peça exibida constitui um vergonhoso exercício de manipulação informativa.  Pela voz e pelas imagens da SIC, é realizada toda uma construção destinada a responsabilizar a autarquia por problemas que são da responsabilidade dos sucessivos Governos PS, PSD e CDS-PP, como acontece com a segurança das populações, com o desemprego, ou com a destruição do aparelho produtivo nacional. Problemas que só não atingiram de forma ainda mais profunda as populações do distrito de Setúbal, dado o papel desempenhado pelo poder local nesta região.

Mas o que mais impressiona nesta peça produzida pela SIC é o contraste com outras referentes a outros concelhos. Concelhos que não estão à “espera do milagre” de ver resolvidos os seus problemas de insegurança, de desemprego, de destruição de fábricas, pois os seus problemas estarão seguramente resolvidos...

Não sabemos se daqui até ao final da campanha estão ainda reservadas outras “peças” em autarquias de maioria CDU, mas é da mais absoluta decência que a SIC proceda a uma revisão dos critérios jornalísticos para que não fiquem marcados pela indisfarçável tentativa de condicionar as opções dos eleitores no próximo dia 11 de Outubro.

Tal como a SIC, também a CDU “espera por um milagre”. O “milagre” de ainda poder vir a assistir a um jornalismo isento e imparcial nesta campanha eleitoral.

Com os nossos cumprimentos,


Pela Coordenadora da CDU
Vasco Cardoso