Nota do Gabinete de Imprensa da CDU
CDU apresenta protesto à Comissão Nacional de Eleições
24 de Abril de 2009

A realização hoje pela SIC de um debate entre Vital Moreira e Paulo Rangel, cabeças de lista do PS e PSD ao Parlamento Europeu, constitui um acto de deliberada valorização e promoção destes candidatos e dos partidos que representam, a pouco mais de um mês das eleições europeias.

O facto de estar agendado para a próxima segunda-feira um debate com os cinco candidatos que encabeçam as listas dos partidos com representação no Parlamento Europeu na SIC Noticias – canal por cabo – em contraste com a visibilidade e importância dada a este debate em canal de sinal aberto, torna ainda mais injustificada a sua realização. Por mais razões que possam ser invocadas quanto a critérios de interesse jornalístico (tão mais discutíveis quanto frente a frente estarão dois dos candidatos com mais pontos de convergência e idênticos posicionamentos sobre as mais relevantes matérias europeias), este debate só pode ser objectivamente entendido como destinado a favorecer estas candidaturas e a criar artificialmente um  clima de bipolarização.