Sobre os resultados das eleições autárquicas
Comício mostra força a crescer
Com a CDU a Marinha Grande vai ganhar
06 de Outubro de 2009
Chegou a hora da mudança em Estremoz
Ver galeria

A encerrar o dia de campanha autárquica, Jerónimo de Sousa participou num comício de sala cheia na Sociedade Instrução e Recreio 1º de Janeiro, no lugar da Ordem, concelho da Marinha Grande, onde a seriedade, mobilização, disponibilidade e unidade dos que integram a CDU são a melhor resposta à baixa política e às promessas vãs doutras candidaturas.

Depois de chamados à presidência da mesa do comício todos os primeiros candidatos da CDU às freguesias marinhenses, do mandatário concelhio da Coligação e dos cabeças de lista à Assembleia e Câmara Municipal, Luis Marques e Alberto Cascalho, o presidente da junta da Marinha Grande, Francisco Duarte, deu início aos discursos sustentando não apenas a obra realizada, mas, sobretudo, as diferenças de fundo da CDU face às demais forças políticas, expressas no lema trabalho, honestidade e competência.

Valores e conduta que foram postos à prova quando a CDU reconquistou a autarquia, há quatro anos, tendo que lidar com a dívida deixada pelo PS, a ausência de apoios comunitários, o aprisionamento da Câmara ao sistema intermunicipal de águas e saneamento ou o abandono do centro da cidade com a retirada para a periferia da escola profissional, exemplificou Alberto Cascalho.

Malgrado a política de obstrução permanente do PS, os resultados obtidos pela gestão CDU são motivo de orgulho. O mercado da Vieira de Leiria, a colocação em funcionamento dos transportes colectivos, o centro empresarial da Marinha Grande, a abertura de quatro cantinas escolares, a requalificação e valorização de São Pedro de Moel ou a chegada do ensino superior público à cidade, para além de muitas pequenas obras, são algumas das concretizações do mandato, as quais, acrescentou ainda o candidato à presidência da Câmara, animam a CDU para as prioridades e projectos já traçados para o município e a sua população.

Nesse sentido, «o que pedimos aos marinhenses é que nos dêem a sua confiança e nos deixem concluir estes projectos», disse ainda Alberto Cascalho no dia em que completou 53 anos e, por isso, teve direito aos parabéns cantados em coro pelos presentes no final do comício.

Basta de injustiças

Olhando para a ofensiva de que tem sido alvo a CDU, os que amesquinham a nossa força «devem perguntar como é possível este comício?», começou por dizer Jerónimo de Sousa na intervenção que encerrou a iniciativa.

Não bastam as injustiças que o Governo praticou com a política de direita, e os marinhenses tinham agora que somar-lhes o regresso do PS à autarquia, expressou ainda antes de afirmar que perante este comício «estamos confiantes que tal não sucederá porque os trabalhadores e os marinhenses não o permitirão».

Injustiças como a destruição do aparelho produtivo nacional, continuou, que não se resolvem com mudanças de ministros ou com promessas mistificadoras de apoio às micro, pequenas e médias empresas, ao mesmo tempo que procura atirar para cima do poder local a responsabilidade pela situação concreta que se vive nos concelhos ao nível do emprego e da produção nacional.

A chave da resolução dos grandes problemas nacionais, cujas previsões são de agravamento no próximo ano, por exemplo no plano do desemprego, está, isso sim, em dar mais força à força que propõe a ruptura e a mudança e que tem respostas concretas, referiu ainda o secretário-geral do PCP antes de elencar as principais propostas da CDU para uma vida melhor.

«Poderosas forças movem-se para impedir que a CDU volte a vencer e se reforce na Marinha Grande», insistiu Jerónimo de Sousa, «mas aqui como em todo o País a CDU vai sair das eleições mais forte, concluiu.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
apoiantes_modulo.jpg
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes
AutárquicasNoticiasTemasCandidatosVídeosApoiantesCampanhaMarchaOpiniãoreportagem