MOÇÃO

José Casanova

Considerando:
  •      que há 33 anos, o Governo PS/Mário Soares, mandando às urtigas as promessas feitas em campanha eleitoral, deu o primeiro e decisivo passo na definição e aplicação de uma política que tinha como objectivo essencial liquidar as conquistas da Revolução de Abril e entregar o País, pronto a explorar, ao grande capital nacional e internacional;

•       que, para esse projecto, Mário Soares contou desde logo com o apoio declarado – e entusiástico - do PSD e do CDS-PP;

•       que de então para cá, todos os governos e governantes praticaram essa política de direita e todos deram passos em frente na concretização do objectivo traçado por Mário Soares/PS;

•       que Cavaco Silva/PSD, após uma década de governação devastadora – que, entre outros atropelos democráticos e malfeitorias, desferiu uma brutal e ilegal machadada na Constituição da República Portuguesa – passou o testemunho a Guterres, o qual prosseguiu sistematicamente a destruição de Abril, após o que passou a pasta aos colegas seguintes, Barroso/Santana/Portas, todos alérgicos a tudo o que cheire a Abril, e que, cumprida a missão, escancararam as portas ao alérgico de serviço: este Sócrates do nosso descontentamento;

•       que todos estes governos e governantes se esmeraram na aplicação dessa mesma política – iniciada, insisto, pelo pai da política de direita, em 1976 – de tal modo que transformaram o regime democrático de Abril num regime de política única praticada por um partido único bicéfalo (de vez em quando tricéfalo);

•       que a política de direita por todos eles praticada tem como vítimas exclusivas os trabalhadores e o povo, ou seja, a imensa maioria dos portugueses, e tem como beneficiários exclusivos os grandes grupos económicos e financeiros, ou seja, a imensa minoria dos portugueses;

•       que todos estes governos e governantes sustentaram a sua governação numa prática de desrespeito e violação sistemática da Constituição da República Portuguesa e se assumiram como governos fora da Lei Fundamental do País;

•       que, como os factos demonstram, PS e PSD (de vez em quando com o CDS/PP) foram os únicos partidos que estiveram no governo nos últimos 33 anos, e são, portanto, os únicos a quem há que pedir contas pela dramática situação actual do País;

•       que com a aproximação das eleições legislativas os referidos partidos se apresentam, uma vez mais, desavergonhadamente disfarçados de «alternativa» um ao outro;

•       que, com esse disfarce o que pretendem é, uma vez mais, ludibriar os eleitores e criar condições para darem seguimento à política que desde há 33 anos vêm praticando;

•       que, por tudo isto, é preciso, imperioso e urgente dizer «basta!», pondo termo a esta sucessão de governos todos iguais e todos nefastos para os trabalhadores, o povo e o País,
Proponho:
  • que nas próximas eleições para a Assembleia da República, o eleitorado lhes dê o castigo que merecem;

• que esse castigo se traduza em, ao mesmo tempo, correr com o Governo José Sócrates/PS e impedir que um Governo Manuela Ferreira Leite/PSD continue a devastação iniciada há 33 anos.