Comicio em Braga
Ninguém se pode deixar enganar!
25 de Setembro de 2009

Ver galeria

Milhares de pessoas participaram, sexta-feira, durante a tarde, numa arruada, que contagiou de alegria a confiança a Baixa do Porto. Esta iniciativa contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Honório Novo, Jorge Machado e Fátima Monteiro, candidatos da CDU à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto.

Junto à estátua de D. Pedro IV, ali colocada em 1866, ainda não eram 16 horas, já a Avenida dos Aliados se encontrava «inundada» de militantes e activistas da CDU que, empunhando as cores da esperança, esperavam, ansiosamente, a chegada de Jerónimo de Sousa. Os jovens, da CDU, presentes em grande número, seguravam faixas que diziam, entre outras mensagens, «Criação de um plano público de habitação para todos». Na rua, a todos os que ali passavam, distribuía-se um documento que apresentava as razões para que todos, no dia 27, votassem na CDU. Entre outros, a Coligação defende mais «emprego e direitos», uma «economia produtiva», «desporto e lazer», «saúde», «justiça» e «coesão regional». Recorda-se ainda que os «dois deputados eleitos nas listas da CDU trabalharam mais do que os outros 36 deputados, todos juntos (PS, PSD, CDS e BE)».

À hora marcada, chegou Jerónimo de Sousa, que se fez acompanhar por Honório Novo, Jorge Machado e Fátima Monteiro, candidatos que a CDU quer eleger no distrito do Porto. Esta iniciativa contou ainda com a presença solidária e interventiva de Ilda Figueiredo, deputada do PCP no Parlamento Europeu e candidata da CDU à Câmara de Vila Nova de Gaia, e de Rui Sá, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal do Porto.

Depois, numa iniciativa sem paralelo, a comitiva rumou até à Rua de Santa Catarina, onde o Secretário-geral do PCP foi acarinhado por todos os comerciantes. «CDU avança com toda a confiança», «Agora e sempre a juventude está presente» e «25 de Abril sempre, fascismo nunca mais», foram algumas das palavras de ordem entoadas por todos.

No final, intervieram Honório Novo e Jerónimo de Sousa. O candidato à Assembleia da República pediu, depois de saudar os comerciantes e todos os trabalhadores, à população do distrito a eleição do terceiro deputado. «A vossa simpatia vai contrariar as sondagens que nos querem, artificialmente, empurrar para baixo», afirmou, apelando ao voto na CDU, «uma força política que quer a mudança, que quer a ruptura com os quatro anos de discriminação, aos quatro anos de política de direita seguida pelo PS».

Jerónimo de Sousa, emocionado com recepção da população do Porto, começou por lembrar que os 70 mil novos votos que a CDU alcançou nas eleições para o Parlamento Europeu foram, metade deles, daquele distrito. «Este é o momento da ruptura e a mudança e essa mudança é possível. Portugal não está condenado ao atraso, ao retrocesso, pode ser diferente e ter uma vida melhor», afirmou, exigindo «uma nova política que deixe de apoiar apenas o poder económico, os senhores do dinheiro».

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009

Sabia que - ver mais

Não há novos eventos