SIC manipula informação
20 de Maio de 2009

A exibição no Jornal da Noite de Sábado dia 16 de uma peça alusiva a uma iniciativa da CDU com a presença de Jerónimo de Sousa em Odivelas, sendo uma verdadeira excepção no quadro geral de discriminação a em que a vossa estação tem insistido em relação ao PCP, teve pela intervenção directa do jornalista uma introdução e um fecho, a todos os títulos injustificável e que só pode ser entendida pela tentativa de condicionamento das opções de voto a que em breve os portugueses serão chamados.

Com efeito a peça abre com a referência de que “a crise parece já ter chegado também ao número de militantes nas acções de pré-campanha do PCP” referindo-se assim ao número de participantes num comício que juntou largas centenas de pessoas, para depois a fechar com afirmação de que “a acção de campanha da CDU em Odivelas não contou com a cabeça de lista às eleições europeias”.

Com a consciência de que o enquadramento dado pela SIC à iniciativa da CDU não foi motivado pelos critérios de rigor e isenção a que o trabalho jornalístico está obrigado gostaríamos de dizer o seguinte:

Lançamos o desafio à SIC para que acompanhem o vasto conjunto de iniciativas que reúnem semanalmente milhares de apoiantes e activistas do PCP e da CDU e as comparem com qualquer outra força partidária. Estamos seguros de que se não estiverem motivados, nem pelo preconceito nem por outro tipo de encomendas, chegaram à conclusão de que se há crise na participação e na militância, ela não mora no PCP.

Quanto à ausência de Ilda Figueiredo nesta iniciativa – que como a SIC bem sabe tem uma agenda própria nem sempre coincidente com a do Secretário-Geral do PCP – relembramos que se há alguém tem estado ausente, esse tem sido a SIC que em mais de duas semanas e meia de pré-campanha eleitoral ainda não se dignou a acompanhar e a exibir uma ÚNICA peça sobre a actividade da primeira candidata da CDU ao Parlamento Europeu.

Que fique claro, o PCP não aceita, nem se conforma com estas refinadas manipulações por parte da SIC e reclama, a bem do pluralismo, do rigor no jornalismo informativo, dos direitos dos telespectadores e da vida democrática nacional, que se corrijam de forma urgente os critérios até agora seguidos.

Pela Comissão Política do Comité Central do PCP
Vasco Cardoso