Garantir o desenvolvimento
14 de Setembro de 2009

Ver galeria

Só o voto na CDU pode garantir o desenvolvimento harmonioso do distrito de Setúbal. Esta ideia foi defendida no comício de Corroios por Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes (primeiro candidato da CDU pelo distrito às eleições legislativas) e Alfredo Monteiro, presidente e candidato à Câmara Municipal do Seixal.

O Hospital do Seixal, cuja construção foi aprovada há alguns meses pelo conselho de ministros, resultou da luta das populações e das autarquias do Seixal, Sesimbra e Almada e contou sempre, nas ruas e na Assembleia da República, com o apoio do PCP, lembraram os dois dirigentes comunistas. Ao contrário do PS e do PSD, que durante muito tempo travaram esta solução.

A terceira travessia do Tejo, o novo aeroporto e a plataforma logística são investimentos importantes para o futuro da região. Mas o PS não se pode apresentar, como parece pretender fazer, como campeão do investimento público no distrito de Setúbal, já que procurou inviabilizar estes e outros projectos – quem não se lembra do «deserto» de Mário Lino?

Em quatro anos, o investimento do Estado no distrito caiu 73 por cento, acusou Francisco Lopes, acrescentando que estes projectos «têm que ser âncoras para o desenvolvimento da região e das populações e não apenas oportunidades de negócio para alguns».

O candidato acusou ainda o PS de não ter aproveitado as potencialidades da região e de ter acentuado «gravíssimos problemas», como o declínio da produção, o desemprego ou a precariedade.

Porque a «paciência tem limites», o candidato da CDU reservou umas palavras para a acção do BE no distrito, que se comporta como «auxiliar do PS contra a CDU». Esse partido fala da «betonização» dos concelhos da região, responsabilizando as autarquias e nada dizendo dos governos, acusou. Para Francisco Lopes, há que olhar para os feitos autárquicos do BE, que em Lisboa aprovou o «maior escândalo urbanístico» de que há memória no País - a permuta dos terrenos da Feira Popular com o Parque Mayer. Também na luta pelo hospital do Seixal, esse partido defendeu que o problema da saúde no concelho se resolvia com centros de saúde, lembrara, antes, Alfredo Monteiro…

Jerónimo de Sousa destacaria ainda que a CDU é uma «força de esquerda genuína que tem no seu seio as forças mais consequentes na luta por uma vida melhor» e uma «força com provas dadas». Quando nas ruas se defendiam direitos – ou quando a população do Seixal reclamava o hospital – «fomos nós e mais ninguém a estar ao seu lado, animando a luta». Por isso, acredita, os trabalhadores e o povo da região saberão reconhecer o trabalho dos deputados da CDU, confiando-lhe o seu voto, como fizeram a 7 de Junho para o Parlamento Europeu.

Antes, Jerónimo de Sousa e dezenas de candidatos e apoiantes, percorreram as ruas do centro histórico de Setúbal onde, uma vez mais, foram recebidos com palavras e manifestações de confiança e estímulo. A comitiva passou ainda pelas festas da Moita. 

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009

Sabia que - ver mais

Não há novos eventos
LegislativasNotícias e Intervenções4 anos de políticas de direita4 anos de lutaCandidatosVídeos Proposta