Candidatos da CDU imparáveis no Distrito de Aveiro
18 de Setembro de 2009

ImageNuma dimensão sem paralelo no panorama partidário distrital, a CDU através do seu imenso colectivo de activistas desdobrou-se hoje em contactos com um vasto conjunto de empresas e instituições, distribuindo documento, divulgando propostas e mostrando os seus candidatos.

 

 

SMAS Aveiro - Vista Alegre - Funfrap

O dia começou bem cedo com a primeira equipa a dar o pontapé de saída nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Aveiro às 7h30. De seguida a mesma equipa viria a contactar com os trabalhadores da Vista Alegre em Ílhavo e ainda da Funfrap em Cacia.

CALIFA

Mais a norte, seria a vez de Miguel Viegas contactar com as trabalhadoras da CALIFA reunidas em plenário à porta da empresa, em luta pelo pagamento de salários em atraso. Perante a última resposta da administração, que consiste no pagamento, sem nenhuma garantia, do salário de Agosto a 25 de Setembro e do subsídio de férias entre 10 a 15 de Outubro, só resta às trabalhadoras a possibilidade de continuar a luta contra mais um insulto feito à sua dignidade. Num derradeiro apelo à lucidez, importa hoje fazer o possível por entender que este actual estado de coisa decorre de anos de politica de direita que importa romper já a partir do próximo dia 27 de Setembro.

AMORINS & IRMÃOS 

Ao mesmo tempo, mas na empresa Amorins & Irmãos, em Santa Maria de Lamas, Lúcia Gomes, segunda candidata pelo Distrito, numa acção semelhante organizada pela União dos Sindicatos de Aveiro em defesa do emprego, fazia um apelo idêntico aos trabalhadores, num sector onde a desigualdade na distribuição da riqueza é gritante.

RODHE

Em plena hora de almoço, os dois candidatos juntar-se-iam na Rodhe, que tem igualmente preenchido páginas de jornais pelas piores razões. No entendimento, a caso da Rodhe resulta numa aposta errada num modelo de desenvolvimento baseado na captação de investimento estrangeiro virado para a exportação. Neste momento, exige-se que as multinacionais cumpram com os seus compromissos resultantes dos milhões de apoios entretanto recebidos. Mas exige-se igualmente um outro modelo de desenvolvimento virado para a defesa do nosso aparelho produtivo e para o mercado interno, elevando o poder de compra dos trabalhadores e apoiando as micro, pequenas e médias empresas.

RENAULT CACIA

Também na hora de almoço, Adelino Nunes, igualmente candidato às legislativas, aproveitou a realização de um plenário à porta da empresa para contactar com os trabalhadores da Renault em Cacia.

CONTACTOS COM MARISCADORES DA TORREIA

Depois de um rápido almoço, Miguel Viegas e Lúcia Gomes seguiram para a Torreira, onde os mariscadores se encontram novamente parados em virtude dos níveis de toxinas na Ria. Pelo facto das licenças de pesca terem sido atribuídas a título individual, todos estes pescadores não beneficiam do regime específico prevista na segurança social para as actividades da pesca. Daí os mesmos não terem qualquer tipo de apoio nestas circunstâncias em que, sem qualquer culpa, ficam impedidos de poder desenvolver a sua actividade. A portaria em vigor apenas prevê apoios após nove dias de paragem, durante um período máximo cumulativo de 60 dias. Claro está que nestas circunstâncias não é possível sobreviver dada a imprevisibilidade do surgimento destas toxinas. Mais uma vez, e como foi reconhecido por todos, a CDU tem sido a única força politica a levantar estas questões.

SUBERCOR - VINOCOR

Finalmente e depois de mais um dia extenuante, o dia acabaria à saída da Subercor – Vinocor onde persistem grande dificuldades para o lado dos trabalhadores. Com quatro salário em atraso (Dezembro 2008, subsídio de Natal 2008, Janeiro 2009 e subsídio de férias deste ano), e com o processo de insolvência em curso com episódios rocambolescos como seja a inexplicada substituição do gestões judicial que tudo fez pela viabilização da empresa por outra que imediatamente começou a atrasar os pagamentos de salário, os trabalhadores clamam por justiça social e respeito por quem trabalho. Dirigindo-se aos trabalhadores, Miguel Viegas apelou à continuação da luta, mas igualmente à compreensão das razões que levaram o País e designadamente esta empresa a esta situação. Razões que encontram os seus fundamentos em décadas de politicas de classe ao serviço do patronato e contra os interesses dos trabalhadores. No próximo dia 27 de Setembro,  os trabalhadores têm uma oportunidade de alterar a correlação de forças a favor de quem trabalha e cria riqueza. Que ninguém falte no apoio à CDU!

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg

Sabia que - ver mais
apoiantes_modulo.jpg

«A Qimonda tem todas as condições para continuar visto que é uma fábrica de enormíssima qualidade.» -- Manuel Pinho, ministro da Economia, 23 de Janeiro de 2009

Candidatos Legislativas 2009

Não há novos eventos
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes