Carta do PCP ao Director do Jornal de Notícias
26 de Maio de 2009

O PCP dirigiu uma carta ao director do Jornal de Notícias, protestando pelo injustificável silenciamento por parte deste jornal à candidatura da CDU ao Parlamento Europeu, o que contrasta com a cobertura e promoção dada a outras candidaturas. A rubrica do jornal de acompanhamento às eleições europeias praticamente ignorou a candidatura da CDU, seja no nº de notícias, seja no nº de fotografias. 

Ao Exmº Senhor:
Director do Jornal de Notícias
Porto
Lisboa, 22 de Maio de 2009
Exmº Senhor:
A cobertura da candidatura da CDU ao Parlamento Europeu tem sido, desde a sua apresentação em Janeiro deste ano, objecto de um injustificável silenciamento da parte do Jornal de Notícias que contrasta com a cobertura e promoção dada a outras candidaturas.
A comprová-lo está a discriminação realizada na rúbrica aberta pelo vosso jornal de acompanhamento às eleições europeias no dia 18 de Maio que até à data de hoje, 22 de Maio, praticamente ignorou a candidatura da CDU - seja no número de notícas (apenas uma no dia 21 Maio), seja no número de fotografias (apenas uma pequena fotografia com o rosto de ilda Figueiredo) – quando, seja por via da intervenção e agenda dos candidatos, nomeadamente de Ilda Figueiredo, seja por via da intervenção do Secretário-Geral do PCP (tendo em conta que na referida rúbrica aparecem também peças com Manuela Ferreira Leite) está em desenvolvimento uma intensa actividade de campanha eleitoral que percorre o país de Norte a Sul. . 
Este exercício de discriminação objectiva, numa altura em que nos aproximamos da abertura do período oficial de campanha, é tanto mais inaceitável quanto são reconhecidas as obrigações de isenção, rigor e pluralismo a que qualquer orgão de comunicação social está vinculado e é também expressão de uma indisfarçável tentativa de condicionamento das opções de voto do povo português.
A CDU reclama do Jornal de Notícias a imediata correcção dos seus critérios de cobertura jornalística das eleições para o Parlamento Europeu, por respeito aos leitores do vosso jornal e à vida democrática do país. 
Pela Comissão Política do Comité Central do PCP
Vasco Cardoso