Sobre os resultados das eleições autárquicas
Comício-festa em São Pedro da Cova
Reforço para a luta que continua
03 de Outubro de 2009

Ver galeria

Jerónimo de Sousa encerrou no concelho de Gondomar um dia de campanha da CDU nos concelhos do Porto, Guimarães e Braga, destacando que o reforço da CDU nas próximas eleições autárquicas é um estímulo à luta que continua por uma vida melhor.

A noite de festa em São Pedro da Cova, freguesia do concelho de Gondomar gerida pela CDU, começou mesmo antes da chegada do secretário-geral do PCP. Enquanto o pavilhão da escola secundária enchia, a orquestra ligeira local animava os participantes na iniciativa ao som da carvalhesa, da internacional e da marcha militar que Abril transformou em hino do MFA.

De seguida, e antes das intervenções políticas do comício, um grupo de dança de São Pedro da Cova ainda deliciou os presentes com um espectáculo oferecido à Coligação, e foi já com os candidatos aos órgãos autárquicos locais em cima do palco que o cabeça de lista da CDU à freguesia, Daniel Vieira, lembrou que «fez dois anos que Jerónimo de Sousa esteve aqui para inaugurar o novo Centro de Trabalho do PCP. Na altura, disse que esta era uma casa aberta ao povo e aos trabalhadores, e a força que hoje aqui vemos comprova isso mesmo, que em períodos eleitorais ou fora deles, somos nós quem estamos sempre de portas abertas ao povo».

«Há os que agora, em campanha, oferecem mundos e fundos, mas durante a maior parte do tempo primam pela ausência e pelo vazio de ideias e de propostas», acusou o cabeça de lista a São Pedro da Cova referindo-se aos partidos que não têm qualquer ligação com as populações.

Na linha da frente

No mesmo sentido, o candidato à Assembleia Municipal de Gondomar, Pimenta Dias, insistiu que «a CDU foi a única força que fez oposição a Valentim Loureiro, não só nas instituições onde tem eleitos, mas também na luta das populações».

Lutas, prosseguiu a primeira candidata à Câmara Municipal, Cristina Nogueira, que tiveram expressão nas acções contra o «encerramento dos mercados, o fim da recolha dos lixos urbanos ao sábado ou as taxas de saneamento». Em todas elas esteve a CDU, demonstração de que «não basta dizer, é preciso fazer; não basta aparecer agora, é preciso estar sempre presente, e com a CDU o trabalho, honestidade e competência não é apenas um lema, é um facto».

A CDU esteve igualmente na linha da frente da proposta para a recuperação e conservação do património museológico de São Pedro da Cova. Quando os deputados do PCP apresentaram esta proposta na AR, a maioria PS chumbou-a. «Onde estava e o que fez a candidata do PS à Câmara de Gondomar?», questionou aludindo ao facto da actual cabeça de lista do PS ter sido deputada da República nos últimos quatro anos.

Sobre o espectáculo promovido pela autarquia de Gondomar no mesmo dia em que se realizava o comício-festa da CDU em São Pedro da Cova, Cristina Nogueira considerou que «esta sala cheia prova que nem todos os gondomarenses estiveram à porta da Câmara Municipal à espera de um bilhete para ver o Tony Carreira», lembrando, ainda a este respeito, «que os gondomarenses pagam isto tudo» e que «se esquecermos o foguetório, Gondomar está na cauda da área metropolitana».

Por uma vida melhor

A encerrar as intervenções, Jerónimo de Sousa deixou palavras de agradecimento «aos muitos independentes que aqui estão hoje» a provar «que a CDU é um grande espaço unitário para onde convergem» numa expressão democrática e apoiando o seu projecto autárquico colectivo, cujo único objectivo é «alcançar uma vida melhor para as populações».

O facto do pavilhão da escola secundária de São Pedro da Cova ter enchido, «mesmo sabendo vocês dos espectáculos e dos porcos no espeto à borla» prova ainda uma outra coisa, expressou o secretário-geral do PCP. Vocês aqui sabem o que vos oferecemos, sabem que a única coisa que vos damos é a certeza de que o vosso voto não será traído, que estes homens, mulheres e jovens tudo farão para defenderem os vossos interesses, continuou.

Voto tanto mais necessário, prosseguiu, quanto as notícias anunciam que os problemas ainda não acabaram e que a política de direita vai continuar. Por isso, «também para as autarquias, o vosso voto conta para dar mais força à CDU, e quanto mais força tivermos, mais força terá a luta dos trabalhadores e do nosso povo».

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
apoiantes_modulo.jpg
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes
AutárquicasNoticiasTemasCandidatosVídeosApoiantesCampanhaMarchaOpiniãoreportagem