.
Ruptura e Mudança - CDUNotícias e Interverções
.
RSS
Ciência, investigação e Tecnologia
24 de Julho de 2009

Realizou-se ontem, 23 de Julho, integrado na preparação do Programa Eleitoral do Partido, um debate cujo tema, “O Sistema Científico e Técnico Nacional”, trouxe ao Centro de Trabalho Vitória um conjunto de professores e investigadores, cujas contribuições são um importante contributo para o documento final.

Concentração frente à RTP contra a discriminação
22 de Julho de 2009

ImageA CDU Lisboa promoveu esta 4ª feira, junto às instalações da RTP, uma concentração de protesto por não ter sido endereçado nenhum convite ao candidato da CDU, Ruben de Carvalho, ao programa de entrevista de Judite de Sousa, em que Santana Lopes (PSD) e António Costa (PS) participaram. Este facto constitui uma inaceitável exclusão da RTP do debate das diferentes candidaturas à Câmara Municipal de Lisboa.
Ler a Carta que a CDU Lisboa entregou à Direcção de Informação da RTP 
Ler o protesto do PCP

A produção e fruição cultural e o Programa Eleitoral do PCP
22 de Julho de 2009

Teve lugar na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, um debate com o tema «A produção e fruição cultural e o Programa Eleitoral do PCP», onde participaram Manuel Pires da Rocha e Filipe Diniz. A necessidade e urgência em romper com a política de desresponsabilização e asfixia financeira, de esvaziamento e secundarização da cultura faz com que o PCP aponte 6 medidas fundamentais e 10 medidas prioritárias para esta área. Do financiamento ao serviço público, da protecção social dos «trabalhadores das artes» ao sistema público de ensino artístico de qualidade, estas foram algumas questões abordadas no debate.

"Poder Local: Território e desenvolvimento Regional"
21 de Julho de 2009

No quadro da construção do Programa Eleitoral do PCP, foi realizado em Moura, no Salão de Ensaios do Cine Teatro Caridade, um debate subordinado ao tema "Poder Local: Território e desenvolvimento Regional". Esta iniciativa contou com a participação de José Soeiro, Francisco Santos, José Maria Pós-de-Mina e Jorge Cordeiro.

“A luta pela Paz”
21 de Julho de 2009

Integrado no ciclo de debates “Contigo Construímos a Alternativa” de discussão do Programa Eleitoral do PCP, a Juventude CDU realizou em Braga, no dia 21 de Julho, um debate sobre a luta pela Paz, as agressões imperialistas e a política externa portuguesa. Esta iniciativa realizou-se no Campo da Vinha, na esplanada do “Nova Bar”, e contou com a presença de largas dezenas de jovens, e com a participação de Rita Rato candidata da CDU à Assembleia da República.

Questões da Cultura no Programa Eleitoral do PCP - Legislativas 2009
Pela cultura, liberdade, transformação e emancipação
20 de Julho de 2009

ImageO PCP promoveu uma conferência de imprensa sobre as Questões da Cultura no Programa Eleitoral do PCP em que participaram  José Casanova, do Comité Central do PCP e director do “Avante!”, Manuel Gusmão, do CC do PCP, Filipe Diniz, da Direcção do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa e de Samuel, cantor, onde foi apresentado um abaixo-assinado pela cultura liberdade, transformação e emancipação.

CDU apresenta candidatos em Penafiel
20 de Julho de 2009

Foram apresentados os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Penafiel. A cabeça de lista à Câmara é Maria Maia Leal, professora de 1º ciclo, e Jesus Ferreira é o 1º candidato à Assembleia Municipal. Na sua intervenção de apresentação, Maria Maia afirma que a CDU terá sempre uma prática permanente de ligação às populações e aos seus problemas.

Apresentação pública da Lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda
18 de Julho de 2009

ImageRealizou-se a apresentação pública da Lista da CDU pelo Círculo Eleitoral da Guarda, com a participação de Bernardino Soares, membro da Comissão Política e Presidente do Grupo Parlamentar do PCP, de Julio Sá, membro do Conselho Nacional do PEV, de José Pedro Branquinho, 1º candidato da Lista da CDU, do Mandatário da Candidatura e de Armando Morais, membro da CCC e responsável da DORG do PCP. Bernardino Soares, na sua intervenção destacou que "este governo do PS atacou, desde o início, os serviços públicos, com encerramentos de escolas e serviços de saúde, com a subida exageradas de preços, permitiu que as empresas de capitais públicos reduzissem serviços no Distrito"

«A saída da crise – aparelho produtivo e sectores estratégicos»
17 de Julho de 2009

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCPJerónimo de Sousa, no debate sobre “A saída da crise – aparelho produtivo e sectores estratégicos”, alertou para o facto de PS, PSD e CDS-PP virem agora verter lágrimas de crocodilo em defesa do nosso aparelho produtivo e das micro, pequenas e médias empresas, sublinhando que «o descaramento e o mascarar das suas responsabilidades políticas é tal que, em nome da defesa da economia real, passaram a insurgir-se contra a economia financeira, usando mesmo a expressão economia de casino, que até agora só nós utilizávamos para definir, com inteira propriedade, a política de direita de financeirização da economia». 

«Novas gerações, direitos da juventude»
16 de Julho de 2009

No desenvolvimento da discussão do Programa Eleitoral do PCP, realizou-se em Évora, na Sociedade Operária de Instrução e Recreio/Joaquim António de Aguiar, o debate «Novas gerações, direitos da juventude», com João Oliveira, Rita Rato, Elsa Paixão, Valter Lóios e Paulo Raimundo. Foi feito o balanço do trabalho parlamentar do PCP na área da Juventude, a análise das Medidas Urgentes para a Juventude, divulgadas pela Juventude CDU, e o aprofundamento de questões que marcam o dia-a-dia dos jovens portugueses.   

Sessão Pública de Apresentação da Lista da CDU Teatro Faialense, Horta
Apresentação da Lista da CDU pelos Açores
16 de Julho de 2009

ImageJerónimo de Sousa, na apresentação da lista de candidatos da Região Autónoma dos Açores para as Eleições Legislativas, salientou ser “uma lista de pessoas que, pela sua experiência, dedicação e intervenção passada e presente, dá garantias de um combate responsável e quotidiano por mais justiça social e na luta contra as desigualdades sociais e regionais, pelo desenvolvimento desta Região e do país e por uma vida melhor para todos.” 

Apresentação dos candidatos da CDU - Madeira
14 de Julho de 2009

A apresentação dos candidatos decorreu com a participação de muitos apoiantes da CDU, sob o lema «Mais Democracia e Melhor Autonomia». Foi realçada a urgência em combater o crescimento da pobreza e da exclusão que são cada vez mais um risco social para as camadas mais vulneráveis da população madeirense.

Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP
Debate: «Injustiças sociais e distribuição do Rendimento Nacional»
15 de Julho de 2009

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCPJerónimo de Sousa, no Debate em Lisboa sobre “Injustiças Sociais e Distribuição do Rendimento Nacional”, no âmbito da elaboração do Programa Eleitoral do PCP para as eleições legislativas,  afirmou que há outras alternativas, que as injustiças sociais não são uma fatalidade e que a ruptura com esta política e a construção de uma solução política de esquerda são um imperativo para assegurar um Portugal de progresso e justiça social. 

Apresentação do 1º candidato às Legislativas pelo distrito de Viana do Castelo
12 de Julho de 2009

A apresentação do cabeça de Lista da CDU pelo Distrito de Viana do Castelo, João Correia, decorreu num jantar, contando com a participação de muitos apoiantes e do Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa. Nessa iniciativa foi reafirmado que a CDU é a força política em que se pode acreditar sempre. Com o reforço de votos na CDU, os trabalhadores e a população do Alto Minho têm a oportunidade de levar a luta até ao voto, na busca por melhores condições de vida.

Apresentação dos candidatos às Legislativas pelo Distrito de Setúbal
14 de Julho de 2009

A iniciativa de apresentação da Lista da CDU pelo distrito de Setúbal decorreu no no Parque Urbano de Albarquel, contando com a participação de muitos apoiantes. O cabeça de Lista pelo distrito é Francisco Lopes, membro da Comissão Política do CC do PCP e Deputado na Assembleia da República e a mandatária da candidatura é Odete Santos, membro do Comité Central do PCP.

PCP apresenta balanço do seu trabalho parlamentar
14 de Julho de 2009

Assembleia da RepúblicaO PCP apresentou hoje em conferência de imprensa na AR o balanço da actividade do seu Grupo Parlamentar durante a X Legislatura. Como referiu Bernardino Soares, “o balanço do nosso trabalho parlamentar constitui uma indispensável prestação de contas a que todos os eleitos estão obrigados. Mas constitui também, para o PCP, um compromisso de continuação da luta por uma política de esquerda, que garanta a todos os portugueses uma vida melhor”.

<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg

Sabia que - ver mais
apoiantes_modulo.jpg

«A Qimonda tem todas as condições para continuar visto que é uma fábrica de enormíssima qualidade.» -- Manuel Pinho, ministro da Economia, 23 de Janeiro de 2009

Candidatos Legislativas 2009

Não há novos eventos
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes