Catarina Pereira

A já poucas horas das eleições autárquicas, o trabalho da CDU não cessa e muito há ainda a fazer. Todos os dias há trabalhadores para contactar, jovens para abordar, populações para esclarecer. A campanha da CDU, não obstante o seu silenciamento por parte da comunicação social, é feita a todas as horas do dia, durante todos os dias, desde há largos meses. Num ano em que nos deparámos com três batalhas eleitorais – as Eleições para o Parlamento Europeu em Junho, para a Assembleia da República em Setembro e para as Autarquias já no próximo domingo – o trabalho é intenso, mas a resposta é também extremamente gratificante. Gratificante pelo reconhecimento do papel da CDU, enquanto força que luta pelos direitos dos trabalhadores, dos jovens e do povo, enquanto força que está presente nas empresas, nos locais de trabalho, nas escolas, também fora do período eleitoral, enquanto força cuja presença nas autarquias é sinónimo de desenvolvimento, democracia e melhor qualidade de vida. Respostas que se manifestaram nos resultados dos dois actos eleitorais já realizados, que deram mais votos à CDU, e que nos dão mais força e confiança para a última destas batalhas.
Para as Eleições autárquicas, a CDU envolveu, nas suas listas, milhares de homens, mulheres e jovens. A juventude dá, com efeito, um contributo inestimável à dinamização da campanha e ao contacto com os jovens, incluindo aqueles que votam pela primeira vez. A Juventude CDU tem vindo a realizar debates, iniciativas, está nas escolas e nas empresas, nos bairros e nas ruas, todos os dias a afirmar e a divulgar o projecto da CDU. Um projecto que abrange todas as esferas de intervenção e competência do poder local e que dá particular destaque às questões da juventude.
Nas autarquias em que a CDU é poder, os jovens têm acesso a espaços de fruição e criação cultural, espaços em que os jovens podem desenvolver a sua actividade desportiva, espaços onde a juventude se pode organizar no movimento associativo. Mas este apoio à juventude vai mais além da implantação e gestão destes espaços. A CDU nas autarquias cria espaços de discussão e participação juvenis, onde as associações juvenis formais e informais estão envolvidas na definição das políticas locais para a juventude.
A CDU é a força que, baseada num profundo conhecimento da vida, necessidades e aspirações dos jovens, está na linha da frente da defesa dos seus direitos, seja através da promoção de programas de habitação a custos controlados e de reabilitação urbana, seja a elaboração de projectos que contribuam, pelo seu conteúdo, para a formação da consciência social e política das novas gerações e para a promoção e afirmação dos valores da democracia, solidariedade, paz e multiculturalidade, seja a promoção de políticas específicas para os jovens trabalhadores das autarquias, valorizando as suas condições de trabalho e estabilidade profissional.
Dia 11 de Outubro os jovens não estarão indiferentes ao contributo da CDU para a melhoria dos seus concelhos. A CDU fez e continuará a fazer o seu melhor nas autarquias; a CDU defendeu e continuará a defender os direitos da juventude.