Prosseguir a construção do futuro
14 de Setembro de 2009

Ver galeria

O dia de campanha da CDU começou às 10 da manhã em Almada, com uma forte acção de rua. Numa das ruas centrais da zona histórica da cidade, junto ao Centro de Trabalho do PCP, largas dezenas de pessoas com bandeiras de várias cores esperavam Jerónimo de Sousa e os restantes candidatos da coligação – entre muitos outros estavam Francisco Lopes, Paula Santos, Bruno Dias e José Lourenço, para a Assembleia da República; Maria Emília de Sousa, José Manuel Maia e Fernando Mendes, para câmara e assembleia municipais e Junta de Freguesia, respectivamente.

Nas várias ruas por onde passou, a comitiva da CDU não deixava ninguém sem uma palavra e um cumprimento. Das janelas e varandas, nas lojas e cafés, eram muitos os que saudavam o Secretário-geral do PCP, os candidatos a deputados e a presidente da Câmara Municipal, ao mesmo tempo que estes distribuíam cravos – símbolos maiores do caminho de Abril a que importa retomar.


Francisco Lopes



Jerónimo de Sousa

Neste tipo de acções de rua não é indiferente a presença de Jerónimo de Sousa e demais dirigentes e candidatos com particular projecção pública. Mas não é menos verdade a importância que tem a presença daqueles que, no dia-a-dia, intervêm nos vários locais. Em Almada isso não foi excepção e muitos dos activistas locais da coligação tratavam pelo nome próprio moradores e comerciantes, distribuindo folhetos de campanha, esclarecendo dúvidas e apelando ao voto.

No final do percurso, os apoiantes concentraram-se na Praça do Movimento das Forças Armadas, tendo como pano de fundo a estátua Aos Perseguidos («Aos que deram a liberdade e a própria vida pela liberdade dos outros»), para um pequeno comício. Francisco Lopes, primeiro candidato da CDU pelo distrito de Setúbal, manifestou a sua convicção de que a CDU «avança, no concelho de Almada e no distrito». Convicção que, realçou, tem vindo a crescer ao longo das últimas semanas.

Na opinião do candidato, o crescimento da CDU é essencial, já que só a coligação tem um «compromisso com os trabalhadores e o povo por uma vida melhor». A construção deste «projecto extraordinário» nas autarquias comprova isto mesmo.

Em seguida, Jerónimo de Sousa valorizou as tradições de luta democráticas e antifascistas de Almada e o projecto autárquico da CDU, que dirige os destinos da autarquia há mais de 30 anos: «Demonstrámos, nas autarquias, como foi possível realizar o projecto de Abril.»

Às dezenas de apoiantes que ali se encontravam, força determinante e única para a construção de qualquer resultado eleitoral da CDU, Jerónimo de Sousa apelou ao empenho nas semanas de campanha que restam : «sejam também candidatos.»

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009

Sabia que - ver mais

Não há novos eventos
LegislativasNotícias e Intervenções4 anos de políticas de direita4 anos de lutaCandidatosVídeos Proposta