Juventude vota CDU
20 de Setembro de 2009

Ver galeria

Antes de seguir para o jantar-comício em Almada, Jerónimo de Sousa passou pela Casa da Juventude da cidade, onde a J-CDU organizou um concerto que reuniu mais de uma centena de jovens.

Nas intervenções que encerraram a iniciativa, coube a Daniela Santos elencar os malefícios da política de direita prosseguida pelo Governo PS/Sócrates. «Privatização do ensino e destruição da escola pública e democrática; encerramento de escolas; aumento de custos com a educação; desvalorização da cultura e do desporto; 625 mil desempregados, dos quais cerca de 20 por cento jovens; aumento do trabalho precário atingindo 1 em cada 5 trabalhadores e com maior incidência juntos dos jovens trabalhadores; baixos salários e discriminações salariais; dificuldade no acesso à habitação e agravamento das desigualdades económicas e sociais».

«Foi contra estas medidas que milhares de jovens trabalhadores e estudantes, com o apoio da Juventude CDU, travaram lutas nos seus locais de trabalho, nas escolas e nas ruas», acrescentou antes de sublinhar que «a ruptura com esta política é a única saída para a realização dos direitos e aspirações dos jovens portugueses» e, em nome da Juventude CDU, dar a conhecer as 15 medidas urgentes que a Coligação se compromete a levar por diante tendo como principais beneficiários os jovens portugueses.

Em seguida, Paula Santos, segunda candidata da CDU pelo distrito de Setúbal, lembrou que num distrito jovem como o de Setúbal, o trabalho do poder local democrático permite aos jovens usufruírem de uma vital vida associativa, desportiva e cultural, património da CDU que, a par do investimento no desenvolvimento económico sustentado, no emprego com direitos, na valorização dos salários, nos equipamentos educativos, na educação e formação integral dos indivíduos, constituem alguns dos pilares fundamentais do projecto da Coligação na região.

O futuro nas vossas mãos

«As eleições do próximo dia 27 têm a ver convosco. Vocês têm que estar nesta batalha à luz dos vossos interesses e direitos, e conscientes de que muito do vosso futuro e do futuro do vosso País vai ser decidido», começou por dizer Jerónimo de Sousa no final da iniciativa da Juventude CDU.

«As políticas de direita têm apontado alvos preferenciais, e a juventude está na linha da frente desse ataque. Com valores contrários ao sentimento generoso da juventude, procuram incutir os princípios do individualismo, do egoísmo, do salve-se quem puder, para eliminar direitos conquistados por outras gerações de jovens», acrescentou o Secretário-Geral do PCP para frisar que o objectivo final é a criação «de uma geração sem direitos».

«A Juventude é uma força determinante, uma força propulsora na construção do futuro. Mas eles não querem isso. Querem-vos desarmados, desatentos e conformados», por isso, nestas eleições, «não escolham só um deputado, escolham um projecto, sejam protagonistas, do vosso próprio futuro», exortou ainda Jerónimo de Sousa antes de manifestar a enorme confiança da CDU na juventude, «que apesar das dificuldades e da pressão ideológica, será a força da mudança para um País mais justo e fraterno, onde prevaleça a justiça social».

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009

Sabia que - ver mais

Não há novos eventos
LegislativasNotícias e Intervenções4 anos de políticas de direita4 anos de lutaCandidatosVídeos Proposta