À Direcção de Informação da RDP/Antena 1

Provedor da Antena 1

Lisboa, 3 de Outubro de 2009

Assunto: A CDU não aceita ser discriminada pela RDP/Antena 1

Já se conhecia, pela recente cobertura dada à campanha eleitoral para a Assembleia da República, o quadro geral de discriminação para onde foi relegada a CDU pela vossa estação de rádio, mas o que estava ainda para provar, e que agora se confirmou, foi a assumida atitude de “emissora oficial do partido do Governo” com que a RDP/Antena está a encarar esta campanha.

A exclusão da CDU dos principais noticiários da estação, seja de peças referentes às candidaturas em cada um dos municípios, seja das que incidem sobre as iniciativas diárias com a participação do Secretário-Geral do PCP, tem sido uma regra que estes últimos dois dias confirmaram – veja-se o caso do comício realizado ontem em Gondomar (dia 2) com a participação de Jerónimo de Sousa e que esteve ausente dos principais noticiários da Antena 1.

Uma discriminação que se torna ainda mais evidente quando no chamado “Diário de Campanha” deste Sábado se consegue contruir uma sucessão de peças com referências, por mais do que uma vez a várias forças políticas em diferentes concelhos, incluindo com a presença dos principais dirigentes partidários, sem que em nenhuma delas tenha entrado a CDU.

Dessa mesma discriminação não se pode queixar o PS. Como consegue explicar a RDP/Antena 1, que o noticiário da uma da madrugada deste Sábado seja ocupado na íntegra com quatro peças diferentes sobre as candidaturas do PS – Águeda, Setúbal, Lisboa e Almada – sem que seja feita qualquer alusão a nenhuma outra candidatura?

A RDP/Antena 1 não deve, nem pode estar ao serviço dos interesses do Governo e do PS. A RDP/Antena 1 tem obrigações de isenção e pluralismo, a que se juntam as de serviço público de rádio, que não são compatíveis com a tentativa de condicionamento das opções dos eleitores. A RDP/Antena 1 tem a obrigação ética e constitucional de rever os critérios que têm presidido à cobertura destas eleições autárquicas, sob pena de ficar ligada a uma das páginas mais negras da manipulação e condicionamento informativo do jornalismo português.

Com os nossos cumprimentos

Pela Coordenadora da CDU