Sobre os resultados das eleições autárquicas
Jerónimo de Sousa em Peniche e Marinha Grande
Investimento de proximidade é decisivo
06 de Outubro de 2009
Chegou a hora da mudança em Estremoz
Ver galeria

A três dias do encerramento do período oficial de campanha para as eleições autárquicas, Jerónimo de Sousa passou a manhã e o início da tarde nos concelhos de Peniche e Marinha Grande, autarquias que a CDU quer manter prosseguindo o projecto de desenvolvimento económico, social e cultural retomado com a reconquista da maioria.

A jornada começou a meio da manhã com uma visita à fábrica da Nigel, unidade situada nas imediações do centro da vila piscatória, e que se dedica à produção de congelados. Cerca de metade da produção destina-se à exportação, um cenário que certamente não estava nas previsões do seu fundador quando deu início à actividade há mais de 50 anos.

Durante a visita, Jerónimo de Sousa, António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche e candidato da CDU a um novo mandato, Rogério Cação, cabeça de lista à Assembleia Municipal, e outros candidatos da Coligação aos órgão autárquicos locais ficaram a conhecer as instalações onde os peixes e mariscos são tratados, quer para conservação no frio, quer já em refeições prontas.

Do frio para os altos fornos

Visita semelhante foi realizada pela comitiva da CDU, depois do almoço, à Infavidros, empresa do concelho da Marinha Grande com cerca de 70 trabalhadores. Entre o contacto com os operários e as explicações do responsável daquela empresa, Jerónimo de Sousa e Alberto Cascalho, presidente do município marinhense e candidato a um novo mandato, aprofundaram o ciclo da produção do vidro, do aquecimento da matéria-prima nos altos fornos à modelação por sopro – que o secretário-geral do PCP também experimentou -, passando pelo corte a frio e a quente, a cozedura, a passagem pelas lixas para aparar arestas e o polimento, até à verificação da qualidade e embalamento do produto.

Em ambas as iniciativa sobressaiu a importância da defesa do aparelho produtivo e da produção nacional e o apoio às micro, pequenas e médias empresas, factores que contribuem para inverter o declínio do País. De sublinhar, ainda, que essa inversão da política de direita pode ser feita através do investimento público, nomeadamente o investimento de proximidade conjugado com as câmaras municipais, absolutamente decisivo para fixar população, valorizar o trabalho e desenvolver regiões e localidades atingidas fortemente pela política antipopular praticada por sucessivos governos nos últimos 33 anos.

Entre uma e outra visita, Jerónimo de Sousa ainda percorreu algumas ruas do centro de Peniche num contacto com a população local que teve direito, no final do percurso, a um fado dedicado por uma fadista local.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
apoiantes_modulo.jpg
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes
AutárquicasNoticiasTemasCandidatosVídeosApoiantesCampanhaMarchaOpiniãoreportagem