Luto eu e lutas tu, Juventude é CDU!

Tiago Vieira
 

Tiago Vieira

Na campanha das eleições para o Parlamento Europeu, que no Domingo de 7 de Junho permitiram aos portugueses dizer ao Governo PS que estão fartos das suas políticas de direita, e que permitiram à CDU o alcançar de um importante resultado (o melhor das últimas décadas em eleições para o Parlamento Europeu), merece a pena analisar o papel e o comportamento da juventude. 
Os intérpretes e porta-vozes da política de direita adoram lançar junto das pessoas mistificações sobre a juventude. Ainda no ano passado o nosso Presidente da República veio a público dizer que era preocupante o desinteresse da juventude portuguesa pela política, mais recentemente o BE veio agitar a bandeira do voto aos 16 anos como forma de mais envolver os jovens na vida política. 
O que nem uns nem outros se lembram (ou preferem ajudar que as pessoas esqueçam), é que o eventual desinteresse da juventude pela política não é uma condição natural, mas antes decorre das políticas de direita e das promessas sucessivamente quebradas pelos partidos que vêm governando Portugal. Já agora, embora não seja o objectivo deste texto, importa também lembrar que o interesse pela actividade política existe junto da juventude, e que se exprime bem além das eleições, estando presente nas inúmeras lutas e iniciativas que, nos diversos sectores, envolvem largas centenas de milhares de jovens todos os anos. 

No entanto, e se dúvidas houvesse, esta campanha permitiu, de facto, esclarecê-las também nesta matéria. A campanha levada a cabo pela Juventude CDU contactou directamente largos milhares de jovens e estes responderam muito positivamente! Nas escolas, nas universidades, nas empresas, nas ruas e por toda a parte, poucos eram os jovens que não paravam para ouvir e para conversar com os activistas da Juventude CDU, tal como poucos eram os que, ao fim de alguns minutos, não exprimiam o seu acordo com a necessidade de lutar para livrar o país das políticas de direita do PS/PSD/PP. 

Fosse à porta da Citroen em Mangualde, na Universidade da Beira Interior na Covilhã, na Praça do Peixe em Aveiro, ou em qualquer uma das mais de 500 iniciativas de campanha realizadas pela Juventude CDU que permitiram contactar com milhares de jovens, era evidente que o reconhecimento dos membros da JCP, da Ecolojovem e de muitos e muitos independentes que entretanto se incorporaram na Juventude CDU era a chave para este contacto tão positivo. 

Os jovens contactados reconheciam politicamente a CDU como a força que agrega os que lutam por uma mudança séria e a sério para o país, da mesma forma que reconheciam os seus colegas de turma, de escola ou de trabalho, como aqueles que sempre lutam, lutaram e continuarão a lutar, por essa mudança, por uma efectiva ruptura. 

Desta forma, foi com satisfação e alegria que pudemos registar que o lema “Leva a luta até ao voto!” era aceite com uma profunda naturalidade e identificação e estamos seguros que foi essa uma das raízes do excelente resultado da CDU nestas eleições. Do mesmo modo, é essa alegria e força que devemos ter como inspiração para as batalhas que se seguem, para que mais um bom resultado da CDU nas legislativas e nas autárquicas sejam os alicerces de uma luta ainda mais forte pelo fim de mais três décadas de políticas contra os trabalhadores e os jovens portugueses.