1º de Maio – Trabalhadores em luta!
01 de Maio de 2009

Por todo o país, o 1º de Maio foi comemorado por milhares de trabalhadores, reforçando o papel histórico da sua luta e a sua actualidade. Assim, muitas das acções de comemoração foram transformadas em verdadeiras acções de luta.
Destacam –se as grandes manifestações realizadas em Lisboa, com a presença do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e no Porto, com a presença de Ilda Figueiredo, candidata e deputada do Parlamento Europeu.

No ano de 1886, no primeiro dia de Maio, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, exigindo a redução do horário de trabalho para as oito horas. A manifestação teve repressão policial, para tentar dispersar os trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho. Dezenas de operários foram mortos e feridos.

Passados todos estes anos, os trabalhadores portugueses continuam a sair à rua para lutar pelas conquistas de Abril, que tanto são atacadas pela política de direita dos sucessivos Governos PS e PSD, com ou sem CDS. A luta pelo horário de trabalho, continua actual, quando no Parlamento Europeu pretende-se aumentar a jornada de trabalho para 65 horas.

Hoje, os trabalhadores dizem basta aos baixos salários, ao aumento do desemprego, à revisão para pior do Código do Trabalho e da Legislação Laboral da Administração Pública, à precariedade, ao aumento do horário de trabalho.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg

Sabia que - ver mais
apoiantes_modulo.jpg

"O ministro fez muito pela indústria do País". - António Chora, coordenador da CT da Autoeuropa e dirigente do BE, Diário de Notícias, 6 de Julho de 2009

Candidatos Legislativas 2009

Não há novos eventos
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes