Marcha - Protesto, Confiança e Luta!
Intervenção de Ilda Figueiredo, 1ª Candidata da CDU às Eleições Europeias
23 de Maio de 2009

Saúdo-vos nesta grandiosa Marcha de protesto e luta contra as injustiças sociais que estas políticas de direita têm provocado, mas também de grande confiança na alternativa que é possível, com a CDU e as lutas dos trabalhadores e do povo.
Estamos em Maio, mas o ambiente que aqui estamos a viver é de Abril. É de Abril de novo! Desta grandiosa marcha brota com muita força um sentimento que será impossível esconder: a convicção!

Convicção de que a luta é o caminho mais eficaz para atingir os objectivos de transformação social de que o país necessita.

Convicção de que o “Abril de novo” se constrói com a luta organizada e dirigida, de forma objectiva, contra as políticas de direita que nos têm sido impostas, em Portugal e na União Europeia.

Convicção de que o povo e o país não podem esperar mais, e que está nas nossas mãos, nas vossas mãos, dar a volta a isto!

Convicção de que, como noutros momentos importantes da história e da vida deste país, a força de um povo unido na sua luta pode mudar muita coisa!
E dia 7 de Junho será um importante momento para avançar na construção da mudança necessária e urgente!

Urgente porque é necessário pôr cobro, quanto antes, à grave crise que vivemos. Para impedir o agravamento, ano após ano, mês após mês, dia após dia, das condições de vida. Uma crise que, em Portugal, é o resultado de três décadas de política de direita contra as conquistas de Abril, que provocaram o agravamento das condições de vida dos trabalhadores e do povo, a contínua degradação da situação económica e a justificada inquietação de todos os democratas quanto ao futuro do país.

A dura realidade que estamos a viver prova que tínhamos razão! As políticas do governo PS e da União Europeia apenas têm servido os grandes grupos económicos e não quem trabalha e vive do seu esforço. Mais de 30 anos de política de direita e mais de 20 anos de integração capitalista de Portugal na União Europeia são a origem da crise, uma crise do sistema capitalista, que, agora, os seus causadores querem que sejam os mesmos de sempre a pagar – os trabalhadores, os mais desfavorecidos, os micro e pequenos empresários, agricultores e pescadores. Mas, desta Marcha, camaradas e amigos, dizemos bem alto: Basta! Basta de injustiças e de exploração!

As eleições para o Parlamento Europeu, assim como as duas outras que se seguirão este ano – Assembleia da República e Autárquicas - são parte de um processo de luta que está muito para além das eleições e cujo objectivo central é a construção de um Portugal mais justo, democrático e soberano.
Só que essa construção não se faz sem esforço, sem trabalho, sem a vossa generosidade. Temos duas semanas até às eleições. São 15 dias em que todos seremos poucos para multiplicar por muitos mil os contactos e o esclarecimento sobre a importância de ir votar no dia 7 de Junho. Votar na CDU.
Sabemos todos que não é tarefa fácil. Aqueles que sabem que o voto na CDU é o voto que mais dói à política de direita têm-se esforçado, e muito, para silenciar a nossa voz. A pré-campanha demonstrou que, para eles, vale tudo. Desde truques e mentiras à descarada promoção de outras forças para tentar apagar o papel insubstituível da CDU como a força que dá voz à indignação e ao protesto, a força consequente que luta e organiza para a luta.

Esses que nos silenciam, caricaturam e nos discriminam esquecem-se de uma coisa muito importante: a nossa confiança e a nossa força. Esquecem-se que nós temos esta força imensa que somos todos nós; essa força imensa que é cada um de nós. Esquecem-se que temos a força das convicções e esta capacidade de organização que está à vista de todos neste mar de gente boa, corajosa e generosa que sois todos vós!

Esta marcha demonstra o apoio e a confiança na CDU. A confiança de que, com a CDU, é possível uma vida melhor. A pré-campanha demonstrou que a única força que tem propostas alternativas, e que é a alternativa, é a CDU. A campanha vai demonstrá-lo ainda com mais força. Estamos aqui muitos mil, mas estou segura que muitos outros, não podendo estar presentes, estão e estarão connosco não só nos próximos 15 dias, mas também nas muitas batalhas, eleitorais e outras, que temos pela frente.
Todos juntos, vamos fazer desta marcha não o culminar de uma mobilização mas uma etapa deste processo de unir vontades. Vamos levar a todo o país este sentimento de indignação e protesto, mas também de confiança.

Vamos levar o protesto e a condenação da política do governo PS até ao voto. Vamos votar em quem não abdica de defender os interesses nacionais nem submete os seus interesses às forças dominantes em Bruxelas.
Vamos levar esta confiança e esta determinação aos nossos familiares, amigos, vizinhos e a todos aqueles com quem vamos contactar até 7 de Junho. Vamos ser as televisões que não temos. Vamos dizer-lhes que a CDU faz toda a diferença! Que a CDU é a alternativa de que Portugal e a Europa necessitam.
Com o vosso apoio, com o vosso empenhamento, com a vossa alegria, a CDU avança! Avança com toda a Confiança!

Como dizia o saudoso Ary dos Santos: Isto vai, camaradas, isto vai!

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg

Sabia que - ver mais
apoiantes_modulo.jpg

«A Qimonda tem todas as condições para continuar visto que é uma fábrica de enormíssima qualidade.» -- Manuel Pinho, ministro da Economia, 23 de Janeiro de 2009

Candidatos Legislativas 2009

Não há novos eventos
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes