Sobre os resultados das eleições autárquicas
A confiança que leva ao desespero dos outros
05 de Outubro de 2009
Arraial, Viana do Alentejo
Ver galeria

O PS está desesperado em Viana do Alentejo e isso revela-se em praticamente todas as suas acções. Com a ambição de ganhar a Câmara a todo o custo, esse partido tem recorrido às mais variadas formas de difamação e provocação. Isso é visível mal se entra no concelho, tanta que é a propaganda eleitoral da CDU destruída ou vandalizada.

Depois de uma breve mas intensa acção de contacto com a população do concelho no centro da vila, a comitiva da CDU dirigiu-se para uma quinta onde se realizou uma festa popular. Foi aí que o presidente da Câmara e primeiro candidato da CDU, Estêvão Pereira, valorizou a dinâmica da campanha da CDU, que certamente conduzirá a uma nova vitória no domingo.

Em sua opinião, a calorosa recepção a Jerónimo de Sousa na arruada realizada momentos antes sustentam essa confiança. Também os resultados das duas eleições já realizadas constituem sólidas razões para acreditar num bom resultado: nas eleições de 7 de Junho para o Parlamento Europeu, a CDU foi a força mais votada; a 27 de Setembro ficou apenas a cinco votos do PS (há quatro anos ficara a cerca de 700!).

Mas é sobretudo a imensa obra realizada pela CDU no concelho que leva a crer numa nova maioria em Viana do Alentejo. Ao longo dos anos, o poder local democrático, liderado pelos comunistas e seus aliados, construiu no concelho escolas, piscinas, bibliotecas e pavilhões desportivos. Também o movimento associativo orgulha o autarca que lembrou que apesar de ter pouco mais de 5 mil habitantes, Viana do Alentejo conta com mais de 40 associações.

Devido à acção da CDU, prosseguiu Estêvão Pereira, Viana do Alentejo está nos primeiros lugares em vários indicadores como a água e o saneamento, a recolha de lixo ou a reciclagem. No ranking financeiro das autarquias, num total de 308, ocupa a 6.ª posição. Só mesmo nas escalas que os candidatos que o PS inventa e que só nas suas cabeças existem é que o concelho não está no topo, afirmou, respondendo assim às difamações lançadas pela candidatura desse partido.

O programa eleitoral da CDU, valorizou, foi amplamente debatido no interior da coligação e mesmo fora dela. O PS, por seu lado, esperou pela divulgação das propostas da CDU, copiou algumas e acrescentou algo mais para tentar ganhar votos, acusou o presidente da autarquia.

Estêvão Pereira denunciou ainda as difamações e ataques pessoais feitos contra si precisamente pelo PS. E deixou um aviso: «Estão tão concentrados numa só árvore que nem repararam que já estão cercados pela floresta – o nosso colectivo cresceu e foi para o terreno.»

Para Jerónimo de Sousa, os resultados alcançados pela CDU nas duas eleições já realizadas – e certamente nas autárquicas de dia 11 – confirmam que a CDU «não só resiste como se reforça». É que os mais velhos ainda cá estão e cada vez mais gente nova se junta à coligação!

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
apoiantes_modulo.jpg
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes