Duas eleições, uma campanha
18 de Setembro de 2009

Ver galeria

Em mais um dia de campanha, a CDU esteve, sexta-feira, dia 18, no Alentejo. A parte da manhã ficou marcada por uma arruada pelas ruas de Alcácer do Sal e de Grândola, onde se constatou a profunda crise que os sucessivos governos, nomeadamente o do PS, deixaram a região.

«Força, vamos embora nisso», dizia uma senhora à passagem da comitiva da CDU, que contava com a presença, entre muitos outros, de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, de Francisco Lopes e de Heloísa Apolónia, candidatos à Assembleia da República.

Durante o percurso, pelas ruas de Alcácer do Sal, Jerónimo de Sousa ouviu os lamentos dos comerciantes e deixou uma mensagem de esperança de que «Sim, é possível uma vida melhor». Foi ainda distribuído um documento a toda a população onde se sublinha que «mais votos e mais deputados da CDU são decisivos para a ruptura com a política de direita». Também a Juventude CDU esteve presente na arruada. «A ruptura política passa por uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade, ao serviço dos estudantes e do País. Passa por combater a precariedade e apostar na modernização do sector produtivo para gerar mais emprego e mais riqueza nacional», defendem os jovens da Coligação.

 Jerónimo de Sousa apelou ainda aos presentes para desconfiarem das promessas do PS. Num cartaz, o PS vangloria-se de ter baixado o preço dos genéricos e mantido a comparticipação dos medicamentos de marca. Sucede que uma portaria publicada em Diário da República, denunciou, estipula que a partir de dia 1 de Outubro (quatro dias depois das eleições), essa comparticipação será reduzida. Como não são os utentes que prescrevem a medicação, adivinha-se quem irá pagar… «Não permitam que as pessoas caiam neste logro», pediu.

Esta iniciativa contou ainda com a presença de António Baloma, cabeça de lista à Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que acusou o actual executivo camarário de «nada ter feito» pelo concelho. «Limitaram-se a fazer algumas obras que já estavam financiadas através de candidaturas feitas pela CDU», acusou, acrescentando: «Nem captações de fundos comunitários fizeram durante este mandato».

Para o futuro, o cabeça de lista frisou que a CDU tem propostas para a área do emprego, do social e do ambiente, com a continuação do projecto da ETAR de Alcácer do Sal, «que estava praticamente concluído e que foi chumbado pelo PS». António Baloma revelou ainda que a CDU vai investir em diversas infraestruturas a nível económico, «com o aumento da área da indústria ligeira na Comporta e no Torrão, onde vamos dar uma atenção especial à criação de postos de trabalho».

Também em Grândola se manifestou grande confiança nas próximas Eleições Legislativas e Autárquicas. «Estamos nesta campanha eleitoral para contribuir que a CDU tenha mais votos e mais deputados, para que ganhe a Câmara Municipal», disse, num pequeno comício, feito no centro da vila, Manuel Valente, responsável do PCP no concelho. «Apesar de ser uma batalha difícil, nesta terra de luta, de Abril, de fraternidade, não vamos baixar os braços. Aqui ninguém desiste. Vamos, com todo o esforço, com todo o nosso empenhamento, trabalhar para um grande resultado eleitoral da CDU no dia 27 de Setembro e no dia 11 de Outubro, porque com a CDU mais forte é a população do concelho que vai ganhar», acrescentou.

Por seu lado Rafael Rodrigues, cabeça de lista da CDU à Câmara de Grândola, salientou a importância da vitória, no concelho, da candidatura de Jerónimo de Sousa nas eleições presidenciais e para o Parlamento Europeu. «Um voto contra a política do Governo PS que anda de braço dado com a direita, que governa para benefício de poucos com o dinheiro que é de todos e que devia ser para aqueles que mais precisam». Referindo-se às Eleições Autárquicas, o candidato lembrou que é preciso votar contra o «marasmo», a incompetência» e a «incapacidade» que se instalou no concelho.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg

Sabia que - ver mais
apoiantes_modulo.jpg

«O Governo ponderou, com inteiro sentido das responsabilidades, as diferentes alternativas e todas as suas implicações, mas a verdade é que um referendo sobre o Tratado de Lisboa não se justifica.» -- José Sócrates, Primeiro-ministro, 9 de Janeiro de 2008

Candidatos Legislativas 2009

Não há novos eventos
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes