Nas Autarquias, na Assembleia da República, no Parlamento Europeu - CDU para uma vida melhor
Declaração CDU 2009
15 de Janeiro de 2009

 

ImageA CDU - coligação eleitoral que reúne o Partido Comunista Português, oPartido Ecologista Os Verdes e a Associação Intervenção Democrática - écomprovadamente um espaço de participação de milhares de cidadãos ecidadãs independentes. Sabem-no todos os homens e mulheres que, semfiliação partidária, encontram ano após ano na CDU, nas suas listas  eno activismo político da coligação, o lugar para uma enriquecedoraintervenção cívica e política.

 

 
 
1.
 

A CDU - coligação eleitoral que reúne o Partido Comunista Português, oPartido Ecologista Os Verdes e a Associação Intervenção Democrática - écomprovadamente um espaço de participação de milhares de cidadãos ecidadãs independentes. Sabem-no todos os homens e mulheres que, semfiliação partidária, encontram ano após ano na CDU, nas suas listas  eno activismo político da coligação, o lugar para uma enriquecedoraintervenção cívica e política. 

2.


Pelo seu percurso e acção, pelos partidos que a integram e pelaempenhada intervenção de milhares de homens e mulheres que lhe dãocorpo e vida, a CDU é a força que dá segurança e garantia de umapolítica de verdade, sempre presente e solidária com a luta em defesados  direitos e aspirações das populações, dos trabalhadores e do povo,sempre presente na defesa e afirmação do interesse e soberanianacionais.


Na CDU, e na intervenção dos seus eleitos locais, está presente umreconhecido património de trabalho e realizações, uma distintivaqualidade na intervenção e gestão de centenas de autarquias, umainegável obra realizada na valorização urbana e cultural de numerososconcelhos e freguesias do país, uma acção em defesa do poder localdemocrático e um percurso marcado pelo trabalho, honestidade,competência e isenção. Na defesa intransigente  dos interessespopulares, na acção empreendedora de apresentação de propostas esoluções mas também, nas provas dadas pelo trabalho desenvolvido a CDUafirma-se como uma força portadora de um projecto de futuro com aenergia, a capacidade e o saber indispensáveis à construção de uma vidamelhor.

Na CDU, e na intervenção dos seus deputados eleitos na Assembleia daRepública, marca presença uma qualificada acção parlamentarestreitamente ligada ao pulsar da vida e das aspirações populares,identificada com a defesa das conquistas e direitos que Abrilconsagrou, combinando uma firme atitude de denúncia e combate àspoliticas que avolumam injustiças e liquidam direitos com umareconhecida iniciativa de afirmação de soluções que respondem aosprincipais problemas do país, dos trabalhadores e do povo e quetestemunham que há um outro rumo e um outro caminho capaz de abrir umfuturo de esperança numa vida melhor.

Na CDU, e no papel desempenhado pelos seus deputados no ParlamentoEuropeu, reside um combativo e firme trabalho em defesa dos interessesnacionais e um decidido combate ao neoliberalismo, ao federalismo e aomilitarismo que marcam o processo de integração capitalista da UniãoEuropeia. A acção da CDU no Parlamento Europeu na defesa intransigenteda produção nacional, dando voz às reclamações e direitos dosagricultores, dos pescadores ou dos pequenos e médios empresários,defendendo os direitos dos trabalhadores e os serviços públicos,lutando pela construção de uma Europa de paz e cooperação é testemunhode uma intervenção vinculada aos interesses do país e dos portugueses.

3.


A CDU afirma-se também, com redobrada actualidade, como um grande ereforçado espaço de convergência democrática e de alternativa política,de todos aqueles que, afrontados pela política de direita, hoje exigema ruptura com essa política e uma inequívoca e consistente política deesquerda.  Pela coerência do seu projecto e a garantia que o seupercurso unitário e democrático testemunham, a CDU é a única força cujoreforço eleitoral e político pode pôr fim à alternância e abrir portasà construção de uma alternativa política.


Expressão de Abril e dos valores que lhe estão associados, a CDU tem aforça desta larga convergência democrática e alternativa, aberta aoscidadãos inconformados com as políticas ruinosas prosseguidas ao longode anos, com as potencialidades desperdiçadas e o descrédito dospartidos  que têm desgovernado o País. 

Espaço de convergência de causas e lutas, onde cabem todos ostrabalhadores, reformados e pensionistas, os pequenos empresários daagricultura e pescas, da indústria e serviços, todas as mulheres ejovens, ofendidos nos seus direitos e dignidade, os patriotas edemocratas que sentem Portugal afectado na sua soberania e ameaçado noseu futuro como pátria independente.

Espaço de democracia onde cabem todos os que aspiram e exigem uma realmudança de políticas, todos os que se identificam com a causa pública ese colocam ao serviço dos interesses dos trabalhadores, das populaçõese do povo português.

4.


As batalhas políticas e eleitorais de 2009 constituem um momento e umaoportunidade para  abrir caminho a um futuro melhor para o país e paraos portugueses, para afirmar um outro rumo que rompa com as opções e apolítica de direita. Por redobrada razão a CDU será em 2009 o espaçopara onde conflui a força e a vontade dos que confiam que é possíveluma vida melhor e dos que com convicção acreditam que é possívelconvencer pela razão e justeza das suas posições políticas e vencerpelo trabalho e luta por um Portugal de progresso e justiça social.


Lisboa, 15 de Janeiro de 2009
A Comissão Coordenadora da CDU

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg

Sabia que - ver mais
apoiantes_modulo.jpg

«A Qimonda tem todas as condições para continuar visto que é uma fábrica de enormíssima qualidade.» -- Manuel Pinho, ministro da Economia, 23 de Janeiro de 2009

Candidatos Legislativas 2009

Não há novos eventos
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes