Sobre os resultados das eleições autárquicas
Construir o Barreiro do futuro
03 de Outubro de 2009

Ver galeria

Um comício do PCP ou da CDU no Barreiro tem sempre algo de especial – uma chama intensa, um calor único. Não só pela sua heróica história de resistência ao fascismo e construção prática de um sonho colectivo partilhado ao longo de décadas, mas também, e sobretudo, pela sua gente.

O comício da CDU desta noite, integrado na campanha para as eleições autárquicas, não foi excepção e uma e outra vez essa chama e esse calor deram sinal de sua graça: quando entrou Jerónimo de Sousa, quando Carlos Humberto Carvalho tomou da palavra, ou ainda quando referiu, saudando, o percurso ímpar do actual presidente da Assemblea Municipal, e primeiro presidente da Câmara após o 25 de Abril, Hélder Madeira.

No salão dos Penicheiros, não couberam todos quantos ali quiseram ir para manifestar o seu apoio à CDU para um novo mandato à frente dos destinos das autarquias do Barreiro. Muitos tiveram, assim, que se contentar a ouvir os discursos a partir da rua. À memória veio o comício realizado naquele mesmo espaço há quatro anos, na noite em que a CDU recuperou a maioria na Câmara Municipal e quando tantos punhos se cerraram e tantas lágrimas caíram. Nesse momento terminava a anormalidade que era ver os destinos do Barreiro entregues a quem tão mal lhe tem feito e não aos seus naturais detentores – os comunistas e seus aliados.

Carlos Humberto Carvalho, actual presidente da Câmara Municipal e candidato a novo mandato, mostrou-se confiante numa vitória reforçada da CDU nas eleições do próximo dia 11. Vitória esta que é um elemento essencial para continuar a «construir o Barreiro do futuro». Um Barreiro para o qual é necessária a participação de todos os barreirenses, salientou.

Dirigindo-se ao PS, Carlos Humberto criticou aqueles que se pretendem apresentar como os campeões do investimento público, lembrando que este partido começou por defender apenas a ponte para a alta velocidade. Só com a pressão das autarquias da CDU é que passaram a querer todas as valências. «Só haverá ponte com travessia rodo-ferroviária porque nós vencemos as eleições há quatro anos.»Relativamente ao BE, Carlos Humberto condenou-os por «defenderem uma coisa aqui e outra na Assembleia da República». «No domingo terão a resposta que merecem», realçou o presidente da autarquia. O mesmo se passou com outros grandes investimentos.Em todos eles, «estivemos lá».

Para o futuro, Carlos Humberto realçou as prioridades da coligação: o alargamento da rede do ensino público pré-escolar, a extensão ao Barreiro velho das soluções encontradas para o centro; a devolução do rio às populações; a defesa da água pública. «Com a vossa participação, isto será possível», afirmou, lembrando que a coligação está, hoje, em muito melhores condições do que há quatro anos para obter a maioria em todos os órgãos autárquicos do Barreiro. «Temos menos votos a separar-nos e temos obra para apresentar.»

Jerónimo de Sousa alertou as centenas de activistas e apoiantes presentes para as «sondagens boas» que têm sido lançadas no Barreiro. «Que ninguém se sinta satisfeito, porque as sondagens não votam.» Há que continuar, até dia 11, a trazer cada vez mais gente para o voto na CDU – um voto em «gente séria, que quer trabalhar ao serviço das populações».

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
apoiantes_modulo.jpg
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes
AutárquicasNoticiasTemasCandidatosVídeosApoiantesCampanhaMarchaOpiniãoreportagem