Sobre os resultados das eleições autárquicas
Jerónimo de Sousa em Ponte de Sor
Reforçar a CDU para vencer
01 de Outubro de 2009

Ver galeria

Meia centena de activista e candidatos da CDU do concelho de Ponte de Sor acompanharam o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e o cabeça de lista da Coligação à Câmara Municipal, João Pedro Amante, num contacto com a população.

Numa manhã amena, o Alto Alentejo recebeu Jerónimo de Sousa de braços abertos. Durante a arruada pela Avenida da Liberdade, principal artéria do núcleo urbano, candidatos concelhios e dirigente comunista receberam estímulos à continuação da luta e desdobraram-se em cumprimentos e explicações: a principal tarefa da CDU nesta batalha eleitoral, cujo último momento decorre até ao próximo dia 11 de Outubro, é combater a política de direita, sublinharam.

No caso concreto deste concelho, as consequências da política antipopular prosseguida por sucessivos governos nos últimos 33 anos são visíveis. O mais recente episódio é a possibilidade de encerramento da multinacional Delfi, o que tem deixado a população em sobressalto. É que só nesta empresa trabalham cerca de 500 pessoas e as alternativas são escassas.

Acreditar na CDU

É neste contexto que a CDU se apresenta em Ponte de Sor sob o lema «Acreditamos em si, acredite em nós!». O apelo traduz a confiança de que é possível conquistar a autarquia. Nas últimas eleições faltaram cerca de duas centenas de votos para eleger o terceiro vereador, o que, acontecer já no próximo dia 11 de Outubro, se traduziria numa maioria para a Coligação gerir o município.

«A dimensão desta iniciativa é motivação suficiente para, durante a próxima semana e meia, continuar a campanha», disse João Pedro Amante. Para o primeiro candidato da CDU à Câmara «a diferença de votos para o PS indica que podemos vir a ser maioria no concelho», até porque, acrescentou, «somos nós o voto útil com um projecto sério e realista».

No mesmo sentido, Jerónimo de Sousa considerou que «tendo a CDU ficado à frente nas europeias neste concelho, e registado uma subida nas legislativas», com o «empenho e militância de todos, podemos tornar possível a vitória em Ponte de Sor».

Argumentos não faltam. A CDU é a única a defender sem ambiguidade a gestão pública da água, contrariamente à gestão PS na Câmara, expressou lembrando que hoje se assinala o Dia Mundial da Água.

«No dia em que transformassem a água num negócio, num objecto de lucro, o fornecimento não chegaria a todo o lado neste concelho, pois em muitos locais não seria rentável», e, também por isso, só a nossa candidatura é verdadeiramente alternativa, referiu.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
apoiantes_modulo.jpg
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes