Antena 1 só conhece candidato do PS

No dia 6 de Março, foi emitida pela RDP/Antena1 uma entrevista entre a jornalista Maria Flôr Pedroso e o cabeça de lista do PS, Vital Moreira, às eleições ao Parlamento Europeu, seguido do programa “Antena aberta” dedicado à referida entrevista.

O facto, é que a RDP/Antena 1 só procedeu desta forma com o candidato do PS, ignorando todas as outras candidaturas entretanto anunciadas, nomeadamente a da cabeça de lista da CDU – Ilda Figueiredo - apresentada publicamente ainda durante o mês de Janeiro e que tem mantido uma intensa agenda de acções, contactos e iniciativas de diferente âmbito.

Perante esta situação, o PCP, por via da sua assessoria de imprensa na Assembleia da República, contactou directamente a jornalista Maria Flôr Pedroso sobre o assunto em questão, ao que esta referiu não estar prevista qualquer entrevista a outras candidaturas na actual fase para além da realizada ao candidato do PS.
Assim se vê o claro favorecimento de determinadas forças políticas, o que fica especialmente patente quando nos aproximamos de uma fase decisiva do ciclo eleitoral de 2009, sendo uma flagrante violação dos critérios de pluralismo, isenção e rigor a que cada um dos órgãos de comunicação social está vinculado.