Sempre ao lado de quem luta
22 de Setembro de 2009

Ver galeria

Foi com os trabalhadores da Califa – na sua maioria mulheres – que se iniciou o dia de campanha da CDU no distrito de Aveiro. Nesta empresa de calçado de São João da Madeira, as trabalhadoras estão com salários em atraso, apesar de estarem a produzir bastante. Por receber estão o salário do mês de Agosto e o subsídio de férias e paira a incerteza acerca do pagamento do vencimento de Setembro.

A administração comprometeu-se a pagar já na sexta-feira, dia 25. Entretanto foi já entregue um pré-aviso de greve para a segunda-feira seguinte, dia 28, caso esta promessa saia gorada, como sucedeu a outras anteriores.

A situação da Califa não é única no distrito de Aveiro. À boleia da crise, muitos empresários ajustam contas com os trabalhadores e os seus direitos. Por tudo e por nada decretam o lay-off, não pagam salários, despedem, deixando atrás de si um rasto de desemprego, de pobreza, de descrença. A toda esta situação, o Governo olha com indiferença cúmplice...

A situação em que vivem e a presença frequente do PCP junto à empresa – levando as suas propostas mas também a sua solidariedade – explicam a calorosa recepção que Jerónimo de Sousa teve por parte de mais de cem operárias da Califa. Trocando abraços e beijos, o dirigente comunista e os candidatos Miguel Viegas e Lúcia Gomes ouviram as queixas e os receios das operárias, devolvendo o carinho recebido com palavras de estímulo e confiança para a necessária luta que têm que travar.

Num breve comício junto ao portão da fábrica, Jerónimo de Sousa destacou o exemplo de resistência daquelas trabalhadoras e garantiu que, tal como até aqui, o PCP estará do seu lado na luta, no dia a seguir às eleições, qualquer que seja o resultado.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009

Sabia que - ver mais

Não há novos eventos
LegislativasNotícias e Intervenções4 anos de políticas de direita4 anos de lutaCandidatosVídeos Proposta