O reforço e crescimento são inegáveis!

Cátia Lapeiro
 

Cátia Lapeiro

As passadas eleições para a Assembleia da República mais uma vez confirmaram as evidências expressas durante a campanha: CDU, uma força a crescer! Ainda que alguns tentem abafar este facto, que muito dói aos senhores do capital e seus subservientes, há elementos que não o deixam mentir…
Podemos começar por falar dos resultados, que por si só não dizem tudo, ou estaríamos a fazer uma análise simplista de todo o processo. Podemos afirmar que a CDU cumpriu os seus objectivos. Tendo em conta as últimas eleições, subiu em número absoluto de votos (mais 16 mil pessoas depositaram o seu voto na CDU), em percentagem e no número de deputados, elegendo mais um. Muitas foram as regiões onde a votação da CDU subiu, demonstrando que cada vez mais gente está convicta que é esta força que defende e trabalha para a verdadeira mudança de rumo. E esta não é uma opção fácil, tendo em conta as ideias amplamente difundidas pela comunicação social, pelos sucessivos governos da política de direita, por quem serve o sistema capitalista: há que fazer sacrifícios para o bem da estabilidade (mas os sacrifícios são sempre dos trabalhadores e do povo em geral, e não dos senhores do dinheiro…), e por isso trata-se de uma disputa apenas entre o PS e o PSD. Não é uma opção fácil tendo em conta que o voto na CDU não é apenas um voto de protesto, mas um voto de compromisso com a verdadeira alternativa. Talvez por isto não interessar, o rescaldo dos resultados que aparecem nos jornais, nas televisões, nas rádios, e que são feitos pelos “especialistas em política”, consideram a CDU como “ derrotada” ou “grande derrotada”. A verdade, é que a CDU contribuiu para a derrota da política de direita, para retirar a maioria absoluta ao PS, não só através dos seus resultados, mas através da luta que sempre animou nas ruas, por uma política diferente, e que foi intensificada nestes últimos anos.
Mas como seria simplista falar do reforço só pelos resultados, há que falar no que ficou claro na campanha eleitoral da CDU. Uma campanha efectivamente de massas, que percorreu o país no contacto directo com os trabalhadores e a população, ouvindo as suas preocupações, apontando soluções e aumentando a olhos vistos a sua base de apoio. Um exemplo deste reforço, foi a campanha e intervenção da Juventude CDU. Inúmeros foram os locais onde chegou: escolas, locais de trabalho, praias, Festivais de Verão, locais de concentração juvenil, colectividades e associações. E diversas foram as iniciativas realizadas: desde as distribuições de documentos com as propostas para a juventude, recolha de assinaturas de apoiantes, concertos, tribunas públicas, torneios de futsal, demonstrações de skate, debates, convívios. Iniciativas que envolveram milhares de jovens, que deram a conhecer as propostas da CDU, que contribuíram para a elevação das consciências, em que se verificou o aumento do número de apoiantes da CDU, e , mais importante de tudo, em que se ganharam muitos jovens para a luta diária pelos seus direitos. Este papel insubstituível de ligação à juventude, foi claramente um factor de reforço e crescimento da CDU e da luta por uma vida melhor. E escusado será dizer, que pouco ou nada se ouviu, por parte dos jovens organizados em todas as outras forças políticas, sobre o desemprego e a precariedade de que é alvo a juventude, as consequências nefastas dos exames nacionais ou do estatuto do aluno, as propinas e o Processo de Bolonha, que só afastam estudantes do Ensino Superior, a entrada dos grupos económicos na gestão das escolas, a dificuldade em arranjar casa, a dificuldade de acesso à cultura e ao desporto ou o ataque ao associativismo. Não se ouviu falar, e muito menos se ouviram propostas…é normal, tendo em conta que tudo isto que a juventude sente na pele todos os dias, não é encarado como problema para estas forças partidárias. Mas para a CDU e Juventude CDU, estes são reais problemas, e a sua intervenção para combatê-los não acontece só nas eleições, mas no dia a dia, nas escolas, nos locais de trabalho, nos locais de concentração de juventude.
Dia 11 de Outubro outra batalha eleitoral se avizinha. É importante afirmar que a CDU defende, no âmbito das autarquias, a promoção de políticas de fomento da cultura e desporto para os jovens, a promoção da sua participação na definição das políticas locais, a promoção do associativismo ou medidas de promoção do emprego. Dia 11, os jovens têm todas as razões para dar ainda mais força à CDU!