CDU solidária com agricultores da Marinha
09 de Agosto de 2009

Numa acção de solidariedade com os agricultores, Miguel Viegas e António José Macedo, ambos candidatos da CDU às próximas eleições legislativas, estiveram na Marinha (freguesia e concelho de Ovar), onde tiveram oportunidade de verificar os elevados prejuízos causados pala invasão das águas salgadas da ria de Aveiro nos extensos campos de milho.

Como ambos os candidatos frisaram, este problema não é novidade na medida em que decorre das obras realizadas ao longo dos últimos anos no porto de Aveiro. Ao alargar a barra do porto de Aveiro e com as respectivas operações de dragagens a partir das quais forma retiradas milhões de toneladas de areias, os efeitos das marés começaram a fazer-se sentir ao nível de toda a Ria de Aveiro. De alguns anos para cá e à medida que as obras referidas iam avançando, as amplitudes de marés foram crescendo, invadindo áreas cada vez mais extensas de terrenos de cultivo, com especial gravidade nas marés vivas de verão.


Embora toda esta situação fosse previsível, a verdade é que não foram tomadas medidas com vista à defesa dos interesses dos agricultores que vêem agora as suas terras e respectivas plantações literalmente queimadas pela água salgada e condenadas a ficar inférteis durante os próximos anos. Num momento em que está em curso o Polis da Ria de Aveiro, pena é, como disse António José Macedo, que o mesmo não trate de salvaguardar as actividades produtivas. Muitos milhões irão ser gastos para o turismo, mas pelos vistos nem um cêntimo para a defesa da nossa agricultura e particularmente para o sector leiteiro, tão importante para esta região e para o país.
A CDU, pela voz dos seus candidatos apelou a todos para continuar a luta, marcando presença na próxima segunda feira na Câmara Municipal de Ovar onde serão recebidos pelo respectivo executivo a quem deverão exigir medidas concertas para resolver este problema que dura há já tempo demais agravando-se de ano para ano.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa
denuncia_responde_modulo1.jpg

Sabia que - ver mais
apoiantes_modulo.jpg

«A Qimonda tem todas as condições para continuar visto que é uma fábrica de enormíssima qualidade.» -- Manuel Pinho, ministro da Economia, 23 de Janeiro de 2009

Candidatos Legislativas 2009

Não há novos eventos
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes