Sobre os resultados das eleições autárquicas
A vitória é possível em Évora
05 de Outubro de 2009
Montemor-o-novo
Ver galeria

«Confiança.» É esta a palavra que está nas mentes de todos os candidatos e activistas da CDU no concelho de Évora. Uma confiança não apenas no reforço eleitoral da CDU em todos os órgãos autárquicos do concelho, mas também, e sobretudo, na reconquista da maioria na Câmara Municipal de Évora.

Tomando a palavra num grande almoço com mais de 500 pessoas, Eduardo Luciano, primeiro candidato da coligação à Câmara Municipal manifestou-se «profundamente convicto» na possibilidade real de vitória no próximo domingo. Na apresentação dos primeiros candidatos, realizada em Abril, a participação e o apoio à CDU superou as expectativas e, desde então, não cessou de crescer. Hoje, confessou, há muita gente que nunca antes votou na CDU e que o fará no próximo domingo.

As próprias sondagens indicam a vitória da coligação no concelho, mas em relação a isto Eduardo Luciano foi claro: «não vão nisso!» O resultado constrói-se voto a voto durante a campanha e é isso que há que fazer até ao último dia, garantiu. A campanha no concelho termina com um grande comício na Praça do Giraldo na sexta-feira à noite.

Para Eduardo Luciano, o projecto da CDU assenta na participação das populações. Ou seja, é precisamente o oposto do que faz a actual maioria do PS, na qual «nem os vereadores participam». Reconquistada a maioria, garantiu o candidato, será retomada a construção do futuro de Évora «com os eborenses». Como aliás se fez ao longo dos 25 anos em que os comunistas e seus aliados estiveram à frente dos destinos da autarquia: ouvindo as populações antes de fazer, errando e corrigindo os erros... E sobretudo estando sempre do lado das populações na sua luta por uma vida melhor. Coisa que fará a partir do dia 12, qualquer que seja o resultado das eleições, realçou o candidato.

Antes, já Jerónimo de Sousa tinha afirmado haver razões para confiar num bom resultado em Évora. Sobretudo tendo em conta que o resultado «ainda está em construção». Manifestando a esperança num bom resultado, o dirigente do PCP sublinhou a importância de todos darem «mais um pouco». E certamente que o farão, já que os activistas da CDU são «protagonistas e participantes» em todas as fases das campanhas eleitorais e ficando sentados à espera dos resultados.

Uma coisa é certa, sublinhou Jerónimo de Sousa: o concelho de Évora necessita da vitória da CDU. Não por uma questão de «mal menor», visto a gestão do PS ser muito negativa, mas por ser um «bem maior», com o seu projecto autárquico, que é já uma «referência incontornável, reconhecida até pelos adversários».

Na opinião do Secretário-geral do PCP, a participação das populações é uma marca do projecto da CDU, assim como a valorização dos direitos dos trabalhadores das autarquias (a CDU é, aliás, a única força a inscrever esta questão no seu programa). A coligação é ainda a única que defende claramente a natureza pública da gestão dos serviços municipais, entre os quais tem especial importância a água. Lembrando que o PS abriu as portas à privatização da água, Jerónimo de Sousa considerou que as outras forças políticas deveriam clarificar as suas posições quanto a esta questão.

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
apoiantes_modulo.jpg
LigaçõesPartido Comunista PortuguêsPartido Ecologista - Os Verdes
AutárquicasNoticiasTemasCandidatosVídeosApoiantesCampanhaMarchaOpiniãoreportagem