À Direcção de Informação da TVI
CDU exige revisão dos critérios de cobertura das eleições autárquicas
03 de Outubro de 2009

A cobertura da campanha por parte dessa estação da campanha eleitoral para as autarquias locais, e em particular da CDU, não pode deixar de ser objecto de protesto pelos critérios que têm até agora prevalecido.

Não podemos deixar de registar que, mesmo levando em linha de conta as várias explicações até agora avançadas para justificar a não cobertura da intervenção da CDU , o balanço final se traduz num inaceitável silenciamento da nossa campanha a par da promoção de outras peças que dificilmente se podem enquadrar em qualquer outro objectivo que não o de favorecer outras candidaturas.

Só assim se pode compreender que, a par da ausência de qualquer noticia sobre a campanha da CDU ao longo de quatro dias, a TVI tenha insistido na difusão de uma peça (que teve a honra de viver longos minutos nas dois blocos noticiosos mais vistos da TVI) cujo único objectivo é, a pretexto da mais idosa candidata nestas eleições, de promover a ideia de comunistas em listas do PS e do voto daqueles neste. E também só assim se compreenderá aqueles pequenos “pormenores” que conduzem, involuntariamente dir-nos-ão, a que a sondagem sobre o Porto seja acompanhada para todas as forças políticas com a indicação explicita ao candidato em presença, excepto no caso da CDU em que é deliberadamente omitido: “pormenores” que, como reconhecerão, fazem pelos mais distraídos.

Esta prolongada e deliberada omissão é tão mais inaceitável quanto ainda hoje a TVI relegou para o canal de cabo a cobertura da iniciativa de ontem à noite em São Pedro da Cova em que esteve presente o secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa. A opção por fazer entrar no noticiário das 13 horas da TVI os principais dirigentes do PS e BE e acantonar nos blocos de informação da TVI 24 a cobertura dos dirigentes do PCP não pode ser vista se não como um acto de desvalorização e discriminação inaceitáveis em quaisquer circunstâncias, mas mais particularmente em pleno período eleitoral.

Com a expectativa de que seja possível ver corrigidos alguns dos critérios e menor cuidado na cobertura da campanha da CDU, recebam os nossos cumprimentos.

 

Lisboa, 3 de Outubro de 2009

Pela Comissão Coordenadora da CDU
Vasco Cardoso