Juventude CDU contacta com milhares de estudantes do Ensino Superior
24 de Setembro de 2009

Rita Rato e Ana Carolina [estudante do ensino superior], candidatas da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa à Assembleia da República, participaram no dia 22 e 23 em várias iniciativas de contacto com os estudantes do ensino superior, nomeadamente da Faculdade de Medicina Veterinária da Univ. Técnica de Lisboa [UTL], do ISCSP [UTL], da Faculdade de Arquitectura da UTL, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa [ISCAL], do Instituto Superior Técnico [IST], do ISCTE, da Faculdade de Belas Artes, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [FCSH] da UNL, Faculdade de Letras e Ciências da Universidade de Lisboa.

Contactaram com milhares de estudantes e ouviram preocupações e reivindicações sobretudo relacionadas com os custos do ensino: 956€ de propinas do 1°ciclo; atraso de mais de 10 meses no pagamento das bolsas de estudo; insuficiência dos apoios de acção social escolar [ASE], sobretudo residências para estudantes deslocados; atrasos de 6 meses no pagamento das bolsas de Erasmus; dificuldade em conciliar e articular horários no ISCAL; pagamento de 15€ só para a compra dos impressos das matrículas na Faculdade de Letras de Lisboa; aumento de 100€ no valor das propinas no ISCAL.
Na Faculdade de Belas Artes as aulas começaram e os estudantes convivem com obras que impedem o normal funcionamento da escola.
Na FCSH os estudantes bolseiros de ASE fazem trabalho “voluntário” no refeitório, garantindo o funcionamento da cantina.

Perante esta situação, a CDU afirmou as suas propostas:

- Nova Lei de Financiamento do Ensino Superior – Fim das propinas;
- Revogação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior – Pela participação democrática dos estudantes, não à «empresarialização» da Escola Pública;
- Reforço das verbas para a ASE;
- Retirada de Portugal do Processo de Bolonha, pela defesa da escola pública, gratuita e democrática para todos.

Todas estas iniciativas foram dinamizadas por largas dezenas de estudantes do ensino superior apoiantes da CDU e amigos, e permitiram um importante esclarecimento sobre as propostas da CDU, mas também sobre o trabalho realizado na anterior legislatura da Assembleia da República e traduziram no plano institucional a luta dos estudantes e as suas justas reivindicações,

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009
Marcha Protesto, Confiança e Luta, 23 de Maio de 2009, Lisboa