CDU em grande em Aveiro, Albergaria, Oliveira de Azeméis, Ovar e Feira
20 de Setembro de 2009

Fazendo uso da sua extensa rede de candidatos e activistas a CDU voltou a estar presente nos mais diversos pontos do distrito de Aveiro, lavando as suas palavras de ordem cada vez mais longe e a mais pessoas.

Manhã no Fórum de Aveiro, na Renault em Cacia e na Grohe

Rosa Gandanho, Adelino Nunes e Andreia Araújo, aos quais de juntaria ao final da manhã Miguel Viegas forma durante esta manhã a parte da tarde os candidatos de serviços. Começando por uma distribuição no Fórum de Aveiro, continuando na Renault e acabando já com a tarde em andamento na Grohe em Albergaria-a-Velha. Contrariando todas as sondagens, e com base nos testemunhos da realidade concreta sentida no terreno, a CDU cresce de dia para dia, consolidando a confiança na eleição de pelo menos um deputado pelo distrito.

Tarde na Feira de Cesar

Representada pelo Candidato Albino Silva acompanhado por outros activistas, a CDU esteve ao longo da tarde na freguesia de César, concelho de Oliveira de Azeméis que quer igualmente contribuir para a eleição de um deputado da CDU. Numa das maiores feiras da região, foram milhares aqueles que levaram para casa a mensagem e as palavras de ordem da CDU. Agora é tempo de ler com atenção as propostas e conhecer os candidatos, porque o voto na CDU é um voto consciente de quem, convictamente optou pela ruptura e pela mudança de politicas.

Apresentação da Lista à Assembleia de Freguesia de S. João (Ovar)

Desta vez a jogar em casa, Miguel Viegas fez questão de assistir à apresentação da Lista à Junta de Freguesia de S. João, encabeçada desta vez por Manuel Barge. Conhecido nas lides sindicais da função pública, Manuel Barge, nascido e criado na freguesia conhece como ninguém a terra que o viu nascer. Com lista cheia de gente jovens, são grandes e legítimas as expectativas relativamente às eleições de 11 de Outubro. Vontade de trabalhar não falta, vermos agora em que condições.

Lúcia Gomes presente na iniciativa de solidariedade com os desempregados em Santa Maria da Feira

Numa acção promovida pela União dos Sindicatos de Aveiro em solidariedade com os milhares de trabalhadores desempregados da região, Lúcia Gomes acompanhada de outros candidatos da CDU esteve concentrada em frente ao Tribunal de Feira a demonstrar mais uma vez se tal fosse necessário de que lado está a CDU.

Debate da Juventude CDU na Praça das Galinhas

Em Ovar, a Juventude CDU organizou um debate subordinado ao tema "Educação: que futuro?", que decorreu na Praça das Galinhas, local habitualmente frequentado pelos jovens da cidade. O debate contou a presença de Lúcia Gomes, segunda candidata à Assembleia de República por Aveiro, António Macedo, cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Ovar, Alice Jeri, Vasco Reis e Cátia Lapeiro.

Alice Jeri, candidata da CDU à Assembleia de Freguesia de Ovar, abriu o debate com uma introdução sobre a educação em Portugal, a sua missão e importância e o papel do Estado na garantia da sua qualidade, dando ainda nota sobre as transformações recentes no sistema de ensino nos níveis básico, secundário e superior.

Seguiu-se Vasco Reis, Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Esmoriz e dirigente da JCP, destacando os problemas vividos pelos alunos do Ensino Secundário, de que são exemplos a falta de condições materiais e humanas, o novo Estatuto do Aluno, os atrasos na implementação da Educação Sexual e o comprometimento da gestão democráticas das Escolas.

Cátia Lapeiro, membro do Concelho Nacional da Educação e também dirigente da JCP incidiu a sua intervenção sobre o Ensino Superior, destacando o papel nefasto que o Processo de Bolonha e o Novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior tiveram na vida dos estudantes, não esquecendo as graves insuficiências que atingem a Acção Social Escolar e a existência de propinas como factor de impedimento à frequência do Ensino Superior.

Lúcia Gomes segunda candidata às eleições Legislativas, finalizou as intervenções, destacando com inúmeros exemplos o trabalho do PCP e do PEV na Assembleia da República no que à educação diz respeito, entre os quais cerca de 70 propostas de alteração ao novo Estatuto da Carreira Docente. De notar também que os eleitos CDU apresentaram na última legislatura mais de 200 requerimentos e perguntas parlamentares sobre questões do distrito, comparativamente com os 82 que somam PS, PSD e CDS, partidos que ao contrário da CDU, têm eleitos no distrito.

Seguiram-se algumas rápidas intervenções do público partilhando experiências, vivências e ideias, encerrando-se assim um debate bastante esclarecedor para os presentes do estado da educação no nosso país, dos seus responsáveis, dos seus principais problemas e da necessidade de reforço da CDU para a sua superação.

apoiantes_modulo.jpg

«Trabalhadores, serviços e dirigentes que não estejam com a reforma serão trucidados» -- Gonçalo Castilho dos Santos, Secretário de Estado da Administração Pública

Candidatos Legislativas 2009

Não há novos eventos