O resultado da CDU está em construção
12 de Setembro de 2009

Ver galeria

«A CDU está a crescer e o resultado ainda está em construção.» Foi esta uma das ideias centrais levantada por Jerónimo de Sousa durante todo o dia, em que andou pelo distrito de Lisboa. A suportar esta convicção estiveram as excelentes mobilizações alcançadas nas acções de campanha e a simpatia com que a CDU foi recebida em todas elas.

O dia começou na freguesia lisboeta de Benfica, com uma acção de contacto com a população local. Jerónimo de Sousa juntou-se a um grupo de largas dezenas de activistas e candidatos da CDU (entre os quais Ruben de Carvalho, primeiro candidato à Câmara Municipal de Lisboa; Rita Rato, Cláudia Madeira e Catarina Casanova, candidatas pelo distrito às eleições legislativas) e foi cumprimentando quem passava e entrando em lojas e cafés. Com regularidade, surgiram manifestações de estímulo e apoio, ao passo que outros partilhavam angústias e desesperos. A todos, o Secretário-geral do PCP retribuiu com palavras de confiança e estímulo: «vamos fazer o melhor que sabemos», garantiu. «Isso sei eu», recebeu de resposta numa ocasião.

No comício realizado na rua, Jerónimo de Sousa referiu-se às sondagens publicadas nessa manhã, lembrando as que antecederam as eleições para o Parlamento Europeu: «Enganaram-se sempre.» Em seguida, recordou que «não são as sondagens que votam, são os portugueses».

O Secretário-geral do PCP realçou que «estamos bem mas podemos estar melhor, continuando a fazer o que fizemos aqui hoje». Também Ruben de Carvalho destacou a importância de vir para a rua, falar com as pessoas. Em seguida, Jerónimo de Sousa rumou a outras paragens, enquanto os activistas locais da CDU continuaram com a campanha no mercado de Benfica, sem dirigentes e longe das objectivas.

Na Castanheira do Ribatejo, num antigo mercado junto à zona industrial, estavam à espera do Secretário-geral do PCP mais de 350 activistas da coligação, muitos dos quais tinham andado durante a manhã por todo o concelho de Vila Franca de Xira em acções de campanha. Entre os candidatos presentes, encontravam-se Nuno Libório e Carlos Coutinho, respectivamente à Câmara e Assembleia municipais, António Ventura Reis, à Assembleia de Freguesia da Castanheira do Ribatejo, e Ernesto Ferreira, à Assembleia da República.

Naquela terra que tanto contribuiu para que Abril fosse realidade, Jerónimo de Sousa lembrou as fortes lutas dos trabalhadores e outras camadas da população durante os quatro anos de Governo do PS, salientando que «nós estivemos lá, quando não havia eleições e mesmo quando tudo parecia perdido». E, garantiu, «lá estaremos no dia seguintes às eleições, qualquer que seja o resultado».

Antes de rumar à Lourinhã, onde jantou, Jerónimo de Sousa passou ainda pela Festa da Sopa, em Caneças, no concelho de Loures, onde contactou com visitantes e comerciantes. No Vimeiro, o Secretário-geral do PCP (que interveio depois dos candidatos às câmaras municipais de Torres Novas e Lourinhã) manifestou a sua «imensa alegria» por estarem a participar no jantar mais de 300 pessoas numa região onde foram precisos «muitos anos para vencer preconceitos»,acicatados pelos poderosos caciques que ali imperaram durante décadas. Também aqui, a «CDU avança».

Mais vídeos
Sobre os resultados das eleições autárquicas 2009

Sabia que - ver mais

Não há novos eventos