Fotografias

Comício de Braga transbordou para a rua

Tanta força tem esta força

Artigos Relacionados

O Teatro Circo de Braga foi pequeno para todos quantos quiseram participar esta noite no comício da CDU. E tanto assim foi que Jerónimo de Sousa fez não um mas três discursos – um antes de entrar, quando era já certo que não caberiam no interior do recinto todos os activistas da CDU; outro no interior e um terceiro novamente na rua.

E toda esta gente, que veio dos quatro cantos do distrito de Braga, é gente determinada e combativa, todos os dias e em todas as lutas, e não, como noutros partidos, paga par agitar bandeiras e gritar slogans. Como salientou, Heloísa Apolónia, «ninguém é pago para estar aqui» e «ninguém recebe incentivos para participar neste comício». Ou seja, mais do que estarem com a CDU, aquelas pessoas que estiveram dentro e fora do Teatro Circo de Braga são a CDU.

O comício chegou a estar marcado para a rua, dada a recusa da administração do Teatro Circo e do Governo Civil de Braga em ceder o histórico espaço à coligação PCP-PEV. Mas estas intenções antidemocráticas esbarraram com a determinação da CDU. No comício, João Frazão, da Comissão Política do CC do PCP, acusou as duas entidades de terem tentado ao máximo impedir a realização, no local, do comício. «Rejeitaram o nosso pedido, adiaram a resposta para além do razoável e depois de derrotados na Comissão Nacional de Eleições recorreram para o Tribunal Constitucional», realçou, acrescentando que «só às 18 horas de hoje foi possível começar a montar o nosso comício».

E valeu a pena tanta luta, afirmou o dirigente do PCP: «Que lindo é isto visto daqui e isto é um comício da CDU.» Vencida esta batalha, exortou, «vamos agora às batalhas que se seguem».

O primeiro candidato da coligação por Braga, Agostinho Lopes, chamou «farsantes» aos partidos que assinaram o acordo com a troika e que mesmo assim prometem o contrário daquilo que assinaram. Já Jerónimo de Sousa realçou que tamanha força dá confiança não só na reeleição de Agostinho Lopes mas na eleição do segundo deputado da CDU por Braga.