Porto

Delegação da CDU reúne com Destacamento e Comando do Posto da Trofa da GNR

12 Agosto

gnr

Uma delegação da CDU (integrando o deputado Jorge Machado, Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central do PCP, Paulo Queirós, eleito da CDU na Assembleia Municipal da Trofa) reuniram hoje com o Destacamento e Comando do Posto da Trofa da GNR e visitaram as instalações.
Esta reunião confirmou a análise e preocupações da CDU, evidenciando como marca fundamental da política prosseguida pelo anterior e pelo actual governo o desinvestimento, a degradação das condições de trabalho, o desrespeito pelos direitos e dignidade dos profissionais das forças de segurança.
A segurança e tranquilidade dos cidadãos é um valor inseparável do exercício das suas liberdades, exige uma forte aposta na prevenção e no policiamento de proximidade, capaz de promover o envolvimento das populações e o seu próximo relacionamento com as forças de segurança, designadamente por via dos conselhos municipais de segurança que devem ser chamados a dar importante contributo.

Durante a visita às instalações a CDU constatou que, a juntar a insuficiências dos problemas sentidos no plano nacional nesta força de segurança, os efectivos do Posto da Trofa desempenham as suas funções em instalações degradadas e a reclamar obras de recuperação e reorganização urgentes.

A realidade do país e do distrito torna necessária a melhoria das instalações e equipamentos, a dotação do número de efectivos suficiente, adequando o dispositivo policial à missão fundamental de garantir a segurança e tranquilidade das populações.
A CDU considera ainda a necessidade do reconhecimento da natureza civil de todas as forças de segurança, bem como o reconhecimento do risco da sua missão.

Porto, 12 de Agosto de 2015
A CDU/Porto