Desporto

O que defende para o Desporto?

Defendemos que é urgente iniciar um processo de autêntica democratização da Cultura Física que assegure à generalidade da população condições de acesso à prática desportiva regular, de forma integrada como parte fundamental na formação integral do indivíduo.

Consideramos insubstituível o papel dos clubes desportivos e de todo o movimento associativo na promoção e desenvolvimento da prática desportiva federada, assegurando um apoio do Estado em meios materiais, humanos e financeiros. No mesmo sentido, consideramos que as federações desportivas devem ser dotadas de um conjunto de meio e de apoios do Estado, garantindo medidas de protecção e apoio especial aos atletas, promovendo a qualificação de treinadores e de outros profissionais.

Defendemos o cumprimento da regulamentação no desporto profissional, salvaguardando os direitos dos praticantes profissionais e a sua integração económica e social pós-carreira. No mesmo sentido pretendemos a revogação do regime jurídico das federações restabelecendo a sua autonomia.

Pretendemos realizar um investimento na criação de uma rede estruturada de infraestruturas desportivas, pública e privada, adequadas às distintas necessidades da Educação Física e do Desporto.

Ver «Uma nova política para a Educação Física e o Desporto»