Porto

Reacção aos números do desemprego e do PIB anunciados pelo Governo

1 Setembro

20150901_diana

Diana Ferreira, em declarações à comunicação social, hoje em Gaia, classificou como simplista e mistificadora, uma leitura positiva do crescimento do PIB, quando a realidade é que este se encontra a níveis de há 15 anos atrás.
A deputada considera que o ligeiro aumento do Pib agora verificado, não pode mascarar o declínio do País, expresso na evolução da sua economia em queda livre desde 2008. Esclarecendo que os valores agora alardeados pelo governo estão na realidade ao nível de 2001, e muito abaixo daquilo que é necessário para Portugal, sendo o espelho do desastre da aplicação da política económica submetida aos ditames de austeridade da União Europeia.
Diana Ferreira afirmou ainda que o desemprego é também ele fruto desta politica de destruição dos sectores produtivos e da produção nacional, e que novamente o Governo utiliza diminuições sazonais e malabarismos numéricos para esconder a realidade. Denunciando assim que os números agora registados, são apenas em sentido restrito desconsiderando o meio milhão de trabalhadores que emigraram por falta de trabalho, os desempregados em formação que não contam em termos estatísticos, os inactivos desempregados, os que estão em estágios em empresas. Significando que há mais de um milhão e meio de desempregados, longe daquilo que são estas estatísticas.
A Deputada afirma assim que esta situação apenas vem comprovar a análise que o PCP tem feito sobre esta realidade, com a diminuição do poder de compra, a redução do valor real dos salários e o crescimento da dependência externa. Reforçando a necessidade de uma política patriótica e esquerda, capaz de valorizar e promover a produção nacional, fomentar o crescimento económico e o emprego, a par do aumento dos salários e pensões, catalizador da elevação das condições de vida da população.