Castelo Branco

Arruada do Tortosendo

28 Setembro

Arruada Tortosendo (57)

Excerto da intervenção de Mónica Ramôa, no final da arruada de dia 27 de Setembro, no Tortosendo:

Camaradas, amigas e amigos,

O distrito de Castelo Branco é o dos 9 castelos (CB, Belmonte, Penamacor, Sertã, Monsanto, Penha Garcia, Ródão, Idanha-a-Velha e Idanha-a-Nova). É também o das 9 serras (Estrela, Gardunha, Malcata, Açor, Alvelos, Muradal, Opa, Gorda e Santa Marta). E temos o rio Zêzere, sobrevoado por cegonhas em fantásticas coreografias. Temos também o rio Tejo que franqueia as portas de Ródão. Temos minas com volfrâmio, cassiterite, tungsténio, cobre e urânio, onde encontramos perfeitos cristais… e também já tivemos, no tempo dos romanos, minas de ouro junto ao Tejo. Temos os granitos amarelos e os xistos. Temos vento e com isso produção de energia, temos sol, muito sol… Temos a indústria e todo o seu património de conhecimento. Temos o centro geodésico de Portugal. Temos teares e ancestralidade. Somos, culturalmente, fervilhantes.

Esta é a terra do lince ibérico ameaçado mas também das cruziana fósseis das trilobites, com mais de 250 M.a., … é a terra do abutre, das águias, raposas, javalis e das lontras. Esta é a terra dos bosques de sobreiros, azinheiras e salgueiros, mas também de carvalho negral, teixos e azevinho. Somos da terra do medronho, dos míscaros e do queijo. No nosso paladar o bucho, as farinheiras e os maranhos, não são imaginação. E temos a fruta, a melhor do país. Do nosso chão brotam as mais puras e cristalinas águas. Algumas são naturalmente quentes e medicinais.

Esta é a terra do festival Boom e da transumância, da solidariedade e fraternidade entre os povos, a nossa fronteira sempre foi portal hospitaleiro e porta de entrada… infelizmente também foi de saída durante muitos anos.

Esta é também terra da inovação, da ciência e do conhecimento: temos a UBI e o IPCB…………………………….