Portalegre | Conferência de Imprensa de Manuela Cunha

Mobilidade no distrito de Portalegre – Pouca e má

24 Setembro

20150924_semana_mobilidade_portalegre

No Distrito de Portalegre, os transportes públicos são poucos e maus. Para além do encerramento das linhas de caminho-de-ferro, que deixou as pessoas apeadas e o distrito isolado do país e “longe” de Espanha, também o serviço de transporte público rodoviário é quase inexistente, nomeadamente fora dos períodos escolares ou durante o período de férias dos motoristas. Existem até aldeias e lugares do Distrito que não têm um único transporte público, impossibilitando assim o acesso das populações a um conjunto de outros serviços.

A CDU considera que os transportes públicos são hoje, mais do que nunca, um Direito fundamental. Sem transportes públicos, uma parte muito significativa da população do Alto Alentejo, os idosos, que representam mais de metade dos residentes atuais do distrito de Portalegre, os jovens, uma população com maiores dificuldades e menores rendimentos económicos, vê impossibilitado o seu acesso a um conjunto de outros Direitos, fundamentais à vida, tais como a educação, a saúde, a justiça, etc…hoje cada vez mais afastados das suas residências por via do encerramento dos serviços de proximidade.

Esta situação só contribuiu para agravar os problemas de despovoamento, isolamento e empobrecimento do Distrito e das suas populações. Para a CDU, os transportes são não só fundamentais garantir condições de vida digna às populações e repovoar o distrito, como ainda para promover um desenvolvimento ambientalmente harmonioso, sendo que os transportes públicos permitem reduzir os níveis de emissões poluentes e a forte dependência energética de portugal, nomeadamente do petróleo.

A CDU responsabiliza os anteriores governos PS/PSD/CDS pelo estado de degradação e aniquilação dos transportes públicos, nomeadamente através do encerramento das linhas ferroviárias e da privatização dos serviços rodoviários, sujeitando a sua exploração ao critério dos interesses privados e não dos interesses da população.

A CDU é a força que faz falta para garantir e defender os transportes públicos e a mobilidade das populações no Distrito de Portalegre.