Coimbra | Jerónimo de Sousa no comício CDU na Figueira da Foz

O governo PSD/CDS ficará para sempre ligado ao período mais negro da assistência na saúde

20 Agosto

20150820_apresentacao_lista_cdu_coimbra_01

Com a presença de Jerónimo de Sousa e perante centenas de pessoas na Figueira da Foz foi apresentada a lista da CDU pelo Círculo Eleitoral de Coimbra às Eleições Legislativas do próximo dia 4 de Outubro. No comício o Secretário-Geral afirmou que “por mais que procure escamotear as responsabilidades políticas deste Governo, o Primeiro-Ministro e o seu governo ficarão para sempre ligados ao período mais negro da assistência na saúde no Portugal democrático, porque a opção que fez foi a favor da privatização da saúde e não do bem-estar e da da saúde dos portugueses”.

“Ao longo dos últimos três anos, foram vários os momentos em que chamámos a atenção para o facto de muitos portugueses estarem a ser atirados para a morte antecipada, por falta de assistência médica adequada e atempada. Tivemos oportunidade de responsabilizar politicamente o primeiro-ministro e o seu governo por esta situação. A resposta foi sempre a mesma – o PCP está a fazer um aproveitamento político das mortes verificadas nas urgências hospitalares. Para o Primeiro-Ministro e para o governo a causa de tantas mortes era o muito frio, ou o muito calor conforme a época do ano” disse.

“Então e agora, o que diz Primeiro-Ministro quando confrontado com as notícias de que morreram mais cerca de 5500 portugueses (mais 11%) nos primeiros sete meses do ano, comparados com o mesmo período em 2014? O que diz quando é confrontado com a acusação da Associação de Médicos de Saúde Pública que aponta a responsabilidades ao caos nas urgências, mas principalmente à existência das taxas moderadoras e não tanto ao calor e ao frio?” sublinhou Jerónimo de Sousa.