Setúbal | Jerónimo de Sousa nas Festas da Moita

Onda de simpatia em banho de multidão

13 Setembro

20150914_visita_festas_moita_05

Calorosas manifestações de simpatia, apoio e encorajamento rodearam o Secretário-Geral do PCP na visita que efectuou às populares festas da Moita, no distrito de Setúbal, última etapa das acções de esclarecimento e mobilização em que participou este domingo, 13.

Acompanhado por candidatos pelo círculo de Setúbal, entre os quais Francisco Lopes, cabeça de lista, e José Luís Ferreira, do PEV, pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia, por responsáveis locais e regionais das forças políticas que integram a CDU, e por um numeroso e animado grupo de activistas e simpatizantes da Coligação, Jerónimo de Sousa percorreu o principal eixo onde decorrem as festividades, distribuindo cumprimentos, trocando palavras breves com feirantes, avançando a custo em certas passagens, tal o número dos que o quiseram felicitar e abraçar.

Com uma frequência inusitada – e no que é uma novidade relativamente a campanhas anteriores – muitos foram também os que quiseram registar a partilha do momento com o líder comunista (e com este a nunca se furtar ao pedido), tirando selfies ou fotografias pelo telemóvel.

No final, em resposta a uma pergunta dos jornalistas, Jerónimo de Sousa interpretou esta afectividade como a «verificação de uma realidade», uma expressão de apoio à CDU, «numa terra de grandes tradições democráticas». E disse ter o «sentimento» de que corresponde a um «alargamento desse ambiente de simpatia, mesmo de muita gente que não é do PCP nem do PEV». O que, confessou, «dá muito ânimo e reforça a perspectiva de que a CDU pode aumentar o número de votos e o número de deputados».