Notícias

Domingo 5 de Junho de 2011

1. O resultado obtido pela CDU constitui uma inequívoca consolidação da expressão eleitoral que nos últimos anos, eleição após eleição, a CDU vem registando. O resultado obtido pela CDU traduzido no aumento de percentagem e do número de deputados, com a eleição de mais um deputado no distrito de Faro, o que não acontecia há 20 anos, constitui um sinal de inegável significado quanto a um mais alargado reconhecimento da acção, das propostas e do papel do PCP, do Partido Ecologista Os Verdes, da Intervenção Democrática, na vida política nacional. Um resultado que representa um factor de estímulo mas também de reforço daquela força que se assume como a mais sólida, coerente e determinada, na defesa dos direitos dos trabalhadores, da juventude e dos interesses populares.

Inclui Video
Sim, vale a pena lutar por um Portugal mais justo
Sexta 3 de Junho de 2011

Perante um Largo de Camões a abarrotar de apoiantes a CDU terminou uma «campanha ímpar» de esclarecimento do povo português, num grande comício que não só demonstrou como a CDU continua a crescer como demonstrou a determinação das forças que a compõem para prosseguir a luta, já segunda-feira, por uma política patriótica e de esquerda.

Inclui Audio
Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Arruada no Barreiro confirma a confiança
Sexta 3 de Junho de 2011

Centenas de apoiantes fizeram da arruada no Barreiro, entre os Paços do Concelho e o largo, junto ao Mercado 1.º de Maio, um momento marcante na campanha, num concelho «de luta e de futuro», por ser de maioria CDU. Entusiasticamente cumprimentados com votos de ânimo e força para a recta final desta campanha, durante todo o percurso, entre um intenso coro de apoios à Coligação PCP-PEV, o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o cabeça de lista pelo distrito setubalense, Francisco Lopes e o presidente da autarquia, Carlos Humberto manifestaram confiança em que a coligação saia reforçada, domingo, para prosseguir com a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, também depois de domingo.

Inclui Galeria de Fotografias
Banho de multidão em Moscavide e forte apoio em Palmela
Sexta 3 de Junho de 2011

Com a confiança num resultado para a CDU que a reforce em votos e em mandatos, a campanha recebeu, em Moscavide um entusiástico apoio, confirmado no almoço com trabalhadores da Administração Local, em Palmela.Depois de uma avalanche humana de apoiantes, numa Avenida de Moscavide que, perante tantas centenas de pessoas de todas as idades que quiseram dar força a esta arruada, obrigou a Polícia de Trânsito a interditar a circulação de veículos, os trabalhadores da Câmara Municipal de Palmela, de maioria CDU, encheram por completo os lugares para o almoço na Sociedade Filarmónica Humanitária.

Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Comício de Braga transbordou para a rua
Quinta 2 de Junho de 2011

O Teatro Circo de Braga foi pequeno para todos quantos quiseram participar esta noite no comício da CDU. E tanto assim foi que Jerónimo de Sousa fez não um mas três discursos – um antes de entrar, quando era já certo que não caberiam no interior do recinto todos os activistas da CDU; outro no interior e um terceiro novamente na rua.

Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Intenso desfile no Porto
Quinta 2 de Junho de 2011

Imenso e intenso. Com estas duas palavras se pode descrever o desfile da CDU que percorreu hoje à tarde a Rua da Cedofeita, no centro do Porto. À chegada de Jerónimo de Sousa, foram muitos os que o quiseram saudar e a recepção foi de tal ordem que o Secretário-geral do PCP confessaria, momentos mais tarde, no final do desfile, ser «bom vir ao Porto» para «carregar as pilhas» para as acções de campanha que restam. Heloísa Apolónia deixara já escapar ao microfone um «bolas, que grande arruada!»

Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Quinta 2 de Junho de 2011

O Tribunal Constitucional deliberou ontem, por unanimidade, negar provimento ao recurso interposto pelo Governador Civil do distrito de Braga à decisão da Comissão Nacional de Eleições que dava razão à CDU na sua pretensão de usar a Sala Principal do Teatro Circo de Braga. Ou seja, perante esta decisão do Tribunal Constitucional, que não é passível de recurso, o Governador Civil do Distrito de Braga deve agora proceder à requisição do Espaço, para garantir o direito da CDU de o usar para a acção de campanha eleitoral.

Quinta 2 de Junho de 2011

As marcas da governação PS são muito visíveis no nosso distrito: Encerramento de escolas e afastamento dos alunos das suas famílias, instabilidade, precariedade e desemprego do corpo docente, constituição de Mega-Agrupamentos, falta de pessoal não docente e passagem para as autarquias de responsabilidades que estas não podem cumprir. Obras de farta visibilidade mas de utilidade duvidosa enquanto persistem crianças a terem aulas sob tectos construídos com materiais cancerígenos.

Quinta 2 de Junho de 2011

A reabertura dos serviços públicos de saúde encerrados, incluindo os Serviços de Atendimento Permanente, a construção e rápida entrada em funcionamento de Centros e Extensões de Saúde há muito reivindicados e requalificação dos existentes, a construção do Hospital do Concelho do Seixal até 2012, servindo igualmente os utentes de Sesimbra, e do novo Hospital de Montijo/Alcochete – são pedra de toque do Compromisso Eleitoral da CDU para a nossa região na área da Saúde.

Quinta 2 de Junho de 2011

Um abaixo-assinado de apoio e apelo ao voto na CDU já foi subscrito por cerca de mil professores, educadores e investigadores de todo o país, através do sítio internet da CDU ou em papel. Este importante apoio à CDU – que se alarga certamente a muitos outros – significa o reconhecimento da iniciativa e propostas dos partidos políticos que compõem a CDU sobre a avaliação de desempenho e salários, concursos, vinculação, horários e condições de trabalho nas escolas, aspectos curriculares, encerramentos e mega-agrupamentos de escolas, financiamento da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico, Secundário e Superior.

Quinta 2 de Junho de 2011

A Associação «Intervenção Democrática» divulga os vários apoios à CDU, personalidades de várias áreas que manifestam o apoio à Coligação Democrática Unitária.

Quarta 1 de Junho de 2011

Há muitas e boas razões para votar na CDU, como ficou demonstrado, na encantadora vila do Seixal, na última iniciativa, de quarta-feira, da Campanha da CDU. Ali, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, lembrou que PS, PSD e CDS estão unidos por um programa comum, imposto pela «troika», para atacar direitos e empobrecer o País.

Inclui Audio
Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Grande desfile em Lisboa
Quarta 1 de Junho de 2011

Se os desfiles da Baixa da Banheira e da Amadora superaram todas as expectativas, o de Lisboa, ao final da tarde de quarta-feira, excedeu-as em todos os sentidos. Como um rio que ganha força à medida que vai crescendo, também a CDU «avança com toda a confiança», sendo este o «voto da mudança».

Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Grandiosa arruada na Amadora
Quarta 1 de Junho de 2011

Depois de uma grandiosa arruada pelas ruas da Baixa da Banheira, na parte da manhã, de quarta-feira, a cidade da Amadora viu, de novo, um novo mar de gente, que apoia, com a sua força, a CDU. Jerónimo de Sousa, cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa, destacou que é tempo de confiar na CDU e que cada português tem, no dia 5 Junho, a oportunidade de condenar a política de direita seguida pelo PS, PSD e CDS, que liquidou, naquele concelho, centenas de empresas e milhares de postos de trabalho.

Inclui Video
Quarta 1 de Junho de 2011

Uma delegação do PCP, onde esteve presente Jerónimo de Sousa, esteve hoje em reunião com a ABIC – Associação dos Bolseiros de Investigação Científica. Nesta reunião foi possível aprofundar alguns dos principais problemas que afectam os cerca de 17000 bolseiros de investigação que actualmente existem no nosso país, assim como as propostas da ABIC.

Inclui Video
Desfile na Baixa da Banheira
Quarta 1 de Junho de 2011

A dois dias do encerramento de uma campanha eleitoral marcada pela denúncia das consequências do acordo assinado, nas costas do povo, pelo PS, PSD e CDS com a «troika» estrangeira, centenas de apoiantes, activistas e candidatos da CDU participaram, quarta-feira, na parte da manhã, numa arruada na Baixa da Banheira. Ali, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, acompanhado por Francisco Lopes, Heloísa Apolónia e João Vicente, candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal, salientou que votar na CDU é dar força a uma verdadeira ruptura e mudança na vida nacional.

Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Força e confiança no comício em Beja
Terça 31 de Maio de 2011

Jerónimo de Sousa apelou em Beja aos indecisos, aos desiludidos com os partidos da política de direita, que vençam hesitações e furem as contas ao PS, PSD e CDS, demonstrando-lhes que não são donos dos votos dos portugueses.
«Tanta juventude», começou por notar o secretário-geral do PCP. A afirmação faz justiça à forte presença de jovens na iniciativa, repetindo, aliás, o cenário observado, ao final da tarde, no contacto com a população em Moura.

Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Calorosa recepção popular em Almada
Terça 31 de Maio de 2011

A quatro dias da ida às urnas, a caravana da CDU foi recebida por uma multidão em Almada, recepção calorosa – notou Jerónimo de Sousa – que contraria os que dizem que a Coligação está apenas a resistir. Pelo contrário, disse, a CDU está a crescer e a avançar, e assim continuará até ao dia 5 de Junho.

Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Segunda 30 de Maio de 2011

No comício que encheu o auditório António Chaínho, em Santiago do Cacém, Jerónimo de Sousa falou dos graves ataques à legislação laboral que constam do programa de agressão assinado pelo PS, PSD e CDS que atentam contra os direitos dos trabalhadores e, em particular, aos mais jovens, aumentando a precariedade.

Inclui Audio
Inclui Video
Inclui Galeria de Fotografias
Governo e Administração da CP andam a brincar com coisas sérias!
Segunda 30 de Maio de 2011

No passado dia 21 de Abril os Sindicatos da CP e CP Carga chegaram a um acordo com a Administração da CP, depois de mais de 2 meses de luta, para que voltasse a ser aplicado o Acordo de Empresa num conjunto de matérias e não o regime geral da função pública como previa o Orçamento de Estado. E declararam publicamente que as regras do Acordo de Empresa são mais favoráveis para a Empresa, para os trabalhadores e para os utentes.